MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Enduro testa resistência de cães em Bacabal, MA


Donos de animais realizaram as provas.
Animais correram pelas ruas do município de Bacabal.

Esporte10/TV Mirante
Um enduro costuma ser protagonizado por automóveis bem equipados e pilotos bem treinados para enfrentar as trilhas. Mas nada impede que outros enduros sejam criados. Tudo depende da criatividade do povo, tanto que este, em Bacabal, inovou a ponto de colocar a prova a resistência de cães e seus donos.
Antes do início da corrida nada melhor que um monitoramento na área, feito pelo segurança Look, um yorkshare de cinco anos e cheio de experiência, equipado com colete e chapéu, a caráter. Entre as atividades, uma pausa para as necessidades caninas, afinal ninguém é de ferro.
"Ele veio para ser o segurança do enduro, porque ele não teve tempo de se preparar e nem a dona também", disse a dona do yorkshare, a professora Mônica Cassiano.Uns tem cara de mau, outros de mocinho. Mas o que vai contar mesmo por aqui é a resistência física dos animais e dos donos.
Enduro canino (Foto: Esporte10/TV Mirante)Enduro canino (Foto: Esporte10/TV Mirante)
"A regra é o dono conduzindo o cão com uma guia de 1,5m, sem estrangular o cão. Se por acaso o cachorro cansar, o dono tem que colocar o cão no braço e terminar a prova com ele no braço. Nenhum cão pode ter contato físico com o outro, senão será desclassificado e se desviar o percurso é desclassificado também. O objetivo é socializar os cães com os cães e as pessoas" explicou Juvenal Santos, organizador do enduro canino.
Alguns precisaram ser rebocados (Foto: Esporte10/TV Mirante)Alguns precisaram ser rebocados
(Foto: Esporte10/TV Mirante)
O professor de artes marciais Valmir Santos e o amigão dele , o pitbull Turú, que em mandarim, significa força, foram uns dos primeiros a chegarem ao local do evento. Valmir aproveitou para destacar que o cão, da raça conhecida pela agressividade, é mais dócil do que se pensa.
 "A questão da preparação do pitbull é basicamente na diversão. Sempre trabalhei assim com ele. É um cão dócil, que garanto não afeta ninguém, todo mundo que mora na minha rua conhece ele, passa a mão, brinca com ele, da mesma forma que eu", afirmou.
Difícil mesmo foi falar com Valmir diante da ansiedade de Turú que tem apenas um ano e meio. "Ele é um cão muito elétrico, não para nenhum segundo. Ele quer sempre estar com brincadeira, adora brincar", concluiu Valmir.
A questão da agressividade do animal depende muito da forma como você o cria"
Vicente Almeida
Enquanto uns tentavam escapar do calor na água mineral, outros competidores chegavam de carro. Um deles foi Taurus, um pitbull de quatro anos, que pesa 55 quilos. Animal grande, que chega a assustar. Mas é só a aparência mesmo, pois ele é dócil, como garante o dono.
"A raça dele é pitbull, mas eu digo que é um poodle disfarçado. A gente cria com muito amor e carinho em casa, então ele fica um animal bem dócil. A questão da agressividade do animal está muito relacionada com a forma como você o cria. Se você der amor para o animal, ele vai retribuir com amor também", garante o veterinário e criador de Taurus, Vicente Almeida.
Como esta um pouco acima do peso, Taurus veio só dar um apoio moral para aos amigos. "O Taurus está um pouco acima do peso, então por isso ele veio somente prestigiar esse evento, aqui em Bacabal", explicou Vicente.

Antes do início da corrida nada melhor que uma concentração pilotos e “máquinas”
traçando as melhores estratégias pra chegar em primeiro, e nada melhor que uma boa conversa ao pé do ouvido. O instrutor de academia Erasmo Marques e seu fiel companheiro Spaik estavam motivados.
"A gente está desenvolvendo e vem treinando. No final de semana a gente sai para um passeio com a galera, motivando ele e quem gosta de pitbull. Tem que caminhar e treinar o cachorro. Tem que ter tempo para o animal também. Tem que ter estímulo, dar atenção. É igual a um filho" disse Erasmo Marques.
Enduro Cães (Foto: Esporte10/TV Mirante)Donos de cães participam de enduro pelas ruas de Bacabal (Foto: Esporte10/TV Mirante)

No momento da largada a expectativa era grande por parte dos competidore, principalmente entre as duplas Neto e Zíper, Júnior e Samira, Aparecido e Bob, Valmir e Turú, Luciano e Max, Clessiomar e Estefane e Macaxeira e Samira. O interessante da corrida é que se torna uma festa.
A trilha começa a ficar mais difícil no meio do percurso. A dificuldade chegou a tanto que teve até um susto. Um dos cães passou mal por causa do calor e teve que ser retirado do enduro. A prova prosseguiu por dentro de lama e debaixo de um calor escaldante. A dupla vencedora foi Macaxeira e Samira. O animal estava exausto e o dono nem aguentou em pé e comemorou caído.
"Muito longe e muita adrenalina. Tem que ter preparo. Se estivesse despreparado não tinha ganhado" disse, exausto, o vencedor Macaxeira, dono da pitbull Samira. Em segundo chegou o estudante Aparecido da Silva, com seu labrador Bob. "Já tinha disputado a primeira vez em Santa Inês e vim competir em Bacabal, Foi muito bom. Quase não aguento, muito cansativo embaixo desse sol forte", disse o estudade.
A força de Turú não foi o bastante para garantir a ele e a Valmir o primeiro lugar. Mas quem mais deve ter sofrido mesmo foi a dupla Erasmo e Spaik. Os dois chegaram “rebocados” em uma moto.
"O Spaik já é meio idoso, tem nove anos. Ele não aguentou e precisamos da carona para finalizar a prova. A gente se esforçou, mas não deu fica pra próxima" lamentou Erasmo Marques, com Spaik no colo e na garupa da moto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário