MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ENQUANTO OS LADRÕES DE COLARINHO BRANCO ESTÃO SOLTOS

'Pescava para comer', diz preso por pesca proibida em Vitória, ES

Dois homens foram detidos por pescarem na Baía de Vitória.
Lei federal proíbe atividade, diz Polícia Ambiental.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Dois homens foram presos na noite desta terça-feira (22) por pescar na Unidade de Conservação do Lameirão, na Baía de Vitória, Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar Ambiental, é proibida a pesca no local. Os detidos, um pedreiro e um vigilante, disseram para a polícia que não há placas informando a proibição. Eles foram flagrados ao lado de dois menores de idade, encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória e liberados na manhã desta quarta-feira (23).
Envergonhados, eles preferiram não se identificar. O pedreiro disse que pescava para comer. “ Nós não íamos comercializar os peixes e nem sabíamos que era proibido”. O vigilante comentou que nunca passou por situação igual a essa. “É uma grande humilhação".
A esposa de um dos detidos, Marinete Silva Cardoso, desabafou. "Quando a gente não tem condições, não tem uma carne ou um ovo para dar a nossa filha de cinco anos para comer, ele vai pescar. Eu acho isso uma injustiça”, disse.
A família ficou revoltada com a situação. "Tantos criminosos para prender, tanto problema para resolver e eles prendem um pai de família que saiu para pegar um alimento", falou indignada Rafaela Dantas, que é irmã do pedreiro.
O delegado estipulou uma fiança no valor de um salário mínimo para cada um e a família conseguiu o dinheiro emprestado. "A gente não tem condições para adquirir a cesta básica", contou Marinete.

Lei
Os familiares dos homens reclamaram que a lei proibindo a pesca na Baía de Vitória é pouco divulgada. O soldado Delleon explicou que a lei federal existe há mais de 20 anos. “Nos locais de passagem de navios, como ao longo da avenida Beira-Mar, não se pode pescar nem com vara", argumentou.

Pesca
Segundo a polícia, os amigos estavam pescando em dois pequenos barcos e na rede usada por eles havia quatro quilos de peixe beré. Os policiais ainda informaram que os dois não têm licença para praticar a atividade. Todo material foi apreendido.
Peixe seria para consumo da família, disseram homens presos (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Peixe seria para consumo da família, disseram homens presos (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário