MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estações de monitoramento vão ser instaladas em Montes Claros


Cinco tremores foram sentidos na cidade desde sábado (19).
Segundo especialistas, causa provável são acomodações naturais de terra.

Do G1 com informações do Jornal Hoje
Cinco estações de monitoramento vão começar a ser instaladas nesta quinta-feira (24) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, após os cinco tremores de terra sentidos na cidade. A instalação deve durar cerca de uma semana. Segundo técnicos do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), a causa provável é uma acomodação natural do solo em uma camada bem perto da superfície e, com isso, as ondas provocadas são sentidas com mais intensidade. A cidade fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte.
O tremor mais forte foi registrado no sábado (19), com 4,2 graus na escala Richter. Novas imagens mostram a correria em um cursinho pré-vestibular durante o terremoto mais intenso. Um professor é o segundo a sair e alunos deixam as mochilas jogadas pelo chão.
O último tremor de terra, registrado na tarde desta terça-feira (22), também assustou os moradores. De acordo com o Obsis da UnB, o abalo foi registrado por volta das 14h.
De acordo com o analista de sinal sísmico João Alberto Cruzeiro, o abalo teve a duração de três segundos e 2,6 graus na escala Richter. O analista ressaltou que os tremores não têm previsão para cessar, porém, de acordo com as estatísticas, os abalos tendem a reduzir de magnitude e de periodicidade.
O morador de Montes Claros Marco Aurélio Mesquita, de 37 anos, relatou que o abalo da tarde desta terça-feira (22) foi mais forte do que o do último domingo (20). "A população está assustada, não conseguimos mais dormir tranquilos", contou o morador que ainda pediu por um esclarecimento de como agir em momentos como este.
O tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros, explicou que em situações como esta a população deve manter a calma e a tranquilidade. Veloso falou que o ideal seria sair de casa, ir para um quintal ou para a rua. “As pessoas devem procurar por um local aberto, pois são mais seguros”, disse.
Neste sábado (19), o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O solo voltou a tremer no domingo (20), quando foram notificados mais dois abalos com intensidades de 2,7 e 2,9 graus. Além dos registrados pelo observatório, moradores relataram ter sentido outros tremores. O chefe da Defesa Civil na cidade informou ao G1 que, ao todo, a terra tremeu seis vezes só durante o fim de semana.
O Ministério da Integração Nacional informou que a equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ambos do Ministério da Integração Nacional, realizou levantamento de necessidades do município para oferecer o suporte adequado. Neste momento, à pedido do Cenad, o Centro de Sismologia da Universidade de Brasília foi colocado à disposição da prefeitura da cidade de Montes Claros para colaborar com o monitoramento situacional.
Interdição
Seis moradias estão condenadas em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, após tremores de terra ocorridos neste sábado (19) e domingo (20) e vão precisar ser demolidas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Outros dois imóveis estão interditados por causa de rachaduras estruturais e só poderão ser ocupados novamente após reforma. As informações são do chefe da Defesa Civil na cidade, Mattison Malveira. Setenta imóveis haviam sido vistoriados até o início da noite deste domingo (20). Ainda de acordo com Malveira, 18 pessoas estão desalojadas e dez estão desabrigadas por conta dos abalos que atingiram a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário