MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Ex-BCE diz que é inimaginável ver alemães fora da zona do euro


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Frankfurt - O ex-membro do conselho diretivo do Banco Central Europeu (BCE) Jürgen Stark disse que uma saída da Alemanha da zona do euro é "inimaginável" e que especulações sobre um retorno ao marco alemão são "pura nostalgia". As declarações foram feitas em uma entrevista para o jornal alemão Die Welt.

"O prejuízo econômico e político para a Alemanha e a Europa seria irreparável", disse Stark. Por outro lado, afirma ele, a Grécia não precisa ficar na zona do euro "a qualquer preço". "É claro que uma saída da união monetária significa enormes custos no curto prazo para o país afetado e o resto da Europa. Mas, no médio prazo, ajudaria a estabilidade da zona do euro se um país que não estava qualificado deixasse o bloco temporariamente", comentou.

Stark também criticou indiretamente o novo presidente da França, François Hollande, que tem indicado que não vai aceitar o novo pacto fiscal da União Europeia se não forem incluídas medidas para incentivar o crescimento econômico. "Não é possível que com qualquer mudança de governo na Europa tudo o que foi mutuamente estabelecido poucas semanas antes seja questionado. A Europa não é capaz de agir desta forma", disse.

O ex-membro do BCE afirmou que o pacto fiscal não pode ser dramaticamente alterado. "Certamente haverá um rápido compromisso com o chamado pacto de crescimento", afirmou, acrescentando que um crescimento sustentável só pode se basear em reformas estruturais e consolidação orçamentária. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário