MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Falta de licença ambiental atrasa construção de estaleiro no Sul do RS


Investidores reclamam de demora para obra em São José do Norte, RS.
Fepam diz que não recebeu todas as informações sobre impacto da obra.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

A falta de licença ambiental atrasa a construção de um estaleiro em São José do Norte, na Região Sul do estado. O projeto está orçado em R$ 1 bilhão. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) alega que precisa de mais informações sobre o impacto social da obra.
O investimento está previsto para ser implantado em uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, às margens do canal do porto. O local foi comprado pela empresa de Estaleiros do Brasil, que pretende construir plataformas e estruturas navais.
As oficinas terão capacidade para processar 110 mil toneladas de aço por ano, seis vezes mais em comparação com o estaleiro construído em Rio Grande. A estimativa é gerar 24 mil empregos, entre diretos e indiretos, praticamente um para cada morador de São José do Norte.
O projeto foi apresentado ao governo do estado em novembro de 2010. Mas até hoje, os investidores aguardam licenças ambientais. A preocupação foi apresentada nesta quinta-feira (24) para empresários da região. De acordo com o presidente da empresa, o estaleiro já perdeu licitações da Petrobras por causa da demora na instalação.
“Nós vamos construir o estaleiro, tanto que para isso compramos o terreno. Agora, se ali demorar, vamos fazer o quê? Fazer uma praia naquele lugar?”, ironiza o presidente da EBR, Alberto Padilla.
Segundo a Fepam, a licença de instalação foi pedida no dia 1º de março. E ainda faltam informações a respeito do cronograma e impacto social da obra. “Está faltando um cronograma concreto. Precisamos saber em que mês que vão iniciar as obras  de estradas no município, para onde vão os moradores que hoje estão na área e que precisam ser realocados”, diz a coordenadora jurídica da Fepam, Gabriele Gottlieb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário