MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Farmácias terão que tomar cuidados especiais com remédios para diabetes


Justiça nega pedido para que estabelecimentos não cumpram liminar.
Farmácias terão que dispor de termômetros e refrigerador especiais.

Do G1 MA

Por decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, três farmácias de São Luís serão obrigadas a disponibilizar termômetro especial, refrigerador e sistema alternativo de energia para assegurar a segurança, qualidade e eficácia de medicamento destinado a portadores de diabetes.
A medida foi tomada nesta segunda-feira (21), após as desembargadoras Raimunda Bezerra, Graças Duarte e Nelma Sarney indeferirem recurso das empresas que solicitavam a suspensão de liminar para cumprir ordem estabelecida pela juíza Maria José França Ribeiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública.
A juíza concedeu a liminar após o Ministério Público Estadual (MPE) receber denúncia de que o medicamento Glargina Lantus estaria sendo comercializado em desacordo com as regras de armazenamento e com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprometendo os efeitos.
Segundo o MP, os termômetros estariam inoperantes e o medicamento sendo acondicionado e transportado de forma irregular, faltando ainda orientação aos consumidores e sistema alternativo de refrigeração, em caso de falta de energia, o que comprometeria a eficácia da droga.
Os estabelecimentos pediram a suspensão da decisão, por inexistência de provas de que a falta de energia elétrica poderia causar dano aos usuários do medicamento, podendo a Insulina ficar até 28 dias sem refrigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário