MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fãs cantam durante enterro de corpo de Tinoco em cemitério de SP


Cantor morreu após duas paradas respiratórias, na madrugada desta sexta.
Sertanejo se apresentaria no domingo na Virada Cultural, no Centro de SP.

Paulo Toledo Piza Do G1 SP
Enterro do cantor sertanejo Tinoco, de 91 anos, realizado nesta sexta-feira no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Enterro do cantor sertanejo Tinoco, de 91 anos, realizado nesta sexta-feira no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O corpo do cantor sertanejo José Perez, conhecido como Tinoco, foi enterrado por volta das 17h15 desta sexta-feira (4) no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo. Durante a cerimônia, fãs e amigos relembraram momentos da carreira do músico, cantaram músicas de sua dupla com Tonico, rezaram e aplaudiram o artista.
Tinoco morreu na madrugada desta sexta no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite de quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos.
Por volta das 10h desta sexta, centenas de parentes, amigos e fãs do artista aproveitaram para dar o último adeus para o cantor no Cemitério da Quarta Parada, também na Zona Leste, onde inicialmente o sertanejo foi velado.
Tinoquinho, filho adotivo de Tinoco, fez dupla com o pai após a morte do Tonico e também esteve presente no velório nesta tarde. Ele foi cumprimentado por diversos fãs e parentes. “Ele mereceu tudo isso, porque ele praticou o amor”, disse Tinoquinho. “Ele não nos deixou, ele se perpetuou. Ele é um ícone da música.”
Segundo o filho adotivo, uma das grandes lições deixadas por Tinoco foi a de que as pessoas devem que se cuidar. “Ele dizia que a gente tem que se preparar como um atleta. Este homem era uma fera, por isso que viveu até os 91”, disse.
O cantor Sílvio Brito, amigo de Tinoco, estava muito emocionado e lembrou com carinho do sertanejo. "Desconheço alguém que tenha sido tão fiel [à música] quanto ele", disse. Apesar da idade avançada de Tinoco, Brito não esperava a morte do colega. "Ele estava bem e trabalhando muito", afirmou.
Um grupo de dez músicos com berrantes tocaram os instrumentos durante o velório e no enterro, em homenagem ao artista. O músico Mariano, que fazia dupla com João Mineiro, disse que soube da morte pelo rádio, quando seguia para um show, e resolveu ir até o velório para se despedir de Tinoco. “Ele é a verdadeira bandeira da música sertaneja. Uma pessoa maravilhosa, tive a honra de conviver com os dois, que eram verdadeiros artistas”, afirmou. “O céu deve estar em festa, pois foi o João Mineiro, o Chico Anysio, o Wando e agora o Tinoco."
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Tinoco foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratória que sofreu.
Carreira
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.
Tinoco se apresentaria neste domingo (6) na Virada Cutural de São Paulo, no palco Arouche, no Centro. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, que organiza o evento, lamentou a morte do artista. O poder municipal enfatizou que o artista "contribuiu expressivamente para a história da música sertaneja."

Nenhum comentário:

Postar um comentário