MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Fazenda que pertencia a JK terá que ter características preservadas


Liminar foi expedida por uma juíza da 2ª Vara Cível de Luziânia (GO).
Na propriedade, existem acervos e um veículo do ex-presidente.

Do G1 GO
Fazendinha JK (Foto: Ricardo Rafael / O Popular)Entrada da fazenda que pertencia ao ex-presidente JK  (Foto: Ricardo Rafael / O Popular)
A Justiça concedeu na sexta-feira (18) uma liminar que determina a preservação imediata da Fazendinha JK, propriedade que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Localizada a 13 km de Luziânia, a fazenda serviu como refúgio para JK nos seus últimos anos de vida. Porém, atualmente os acervos e a casa estão abandonados devido à uma disputa judicial entre os herdeiros.

Na ação expedida pela juíza Soraya Fagury Brito, da 2ª Vara Cível do município, ela solicita a preservação do patrimônio histórico existente na Fazendinha JK, no qual, a Prefeitura de Luziânia fica encarregada de fiscalizar e impedir que as peças do acervo sejam danificadas ou retiradas da propriedade rural. Além disso, a decisão proíbe a realização de obras e qualquer atividade que modifique a estrutura original do local.
Com intuito de que as medidas sejam obedecidas, a juíza Soraya Fagury Brito determinou que, caso aja descumprimento da liminar, o município e outras cinco pessoas envolvidas na disputa da fazenda irão receber uma de multa diária de R$ 1 mil.

Entraves
A disputa pela venda da propriedade começou há mais de dez anos, após a morte do dono da fazenda, Lázaro Servo. Dos seis filhos, apenas um teria interesse em manter preservado todo o acervo deixado por Juscelino Kubitschek quando o local foi comprado nos anos 1980.

“[Estou] Pedindo para que isso [a Fazendinha] seja tombado. Peço ao governo até que desaproprie se for o caso, porque a situação não pode chegar ao ponto de vender essa fazenda. É um patrimônio da nação, não meu. É um patrimônio nosso. Nós temos que gritar para preservar isso aqui”, afirmou o agropecuarista Antônio Henrique Servo, no último dia 3 de maio.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que fez uma vistoria técnica em 2008, na qual catalogou os objetos da fazenda. Ainda não há previsão para iniciar o processo de tombamento porque a equipe técnica é reduzida.
Porém, há a possibilidade de que o procedimento ocorra via governo estadual, pois um patrimônio pode ser guardado pelo poder municipal, estadual ou federal. (confira o video acima)

Características
A Fazendinha JK é um projeto do arquiteto Oscar Niemayer. O único feito na zona rural e que não segue a linha modernista. Foi nesse local que o ex-presidente de meados dos anos 1960 até a sua morte em 1976, em um acidente de carro. A Fazendinha foi comprada da família Kubistchek em 1984 pelo casal Lázaro Servo (morto em 1999) e Walkíria Servo, de 78 anos. Juntamente com a propriedade o casal adquiriu a mobília e muitos objetos de uso pessoal de Juscelino.

Dos 1.600 hectares da área original, apenas uma pequena parte da fazenda e a sede não foram vendidas. E é justamente na casa da propriedade que estão os bens de maior valor deixado pelo ex- presidente. Toda a mobília e louças utilizadas por JK foram mantidos no local.
Além dos móveis, uma biblioteca com 1.800 de livros, quadros valiosos da coleção particular de Juscelino, e até mesmo uma bíblia e a maleta de pôquer do ex-presidente permaneceram na fazendinha, onde também existe um jardim projetado por Burle Max e uma Mercedes-Benz de 1963 está guardada na garagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário