MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feijão de cultivo mais rápido é novidade em feira no interior de SP


Variedade desenvolvida pelo IAC reduz tempo de produção em duas semanas.
Mais resistente a doenças da lavoura, produto requer 30% menos defensivos.

Do G1 Ribeirão e Franca

Feijão de cultivo mais rápido, mais resistente às pragas e consistente na panela. A fórmula que promete agradar tanto produtores quanto cozinheiras é a aposta do Instituto Agronômico de Campinas, SP, (IAC) para a Agrishow 2012, feira agropecuária realizada em Ribeirão Preto (SP) até 4 de maio.
O “Imperador”, variedade apresentada pelo centro de pesquisas ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem um ciclo de 75 dias, 15 a menos que dos feijões convencionais, o que pode garantir maior produtividade na lavoura, além de facilitar o revezamento com outras culturas, como o milho.
Feijão apresentado na Agrishow requer 30% menos defensivos e tempo menor de cultivo (Foto: Reprodução EPTV)Feijão requer 30% menos defensivos e tempo menor
de cultivo (Foto: Reprodução EPTV)
Outro diferencial anunciado pelos pesquisadores é a economia de 30% em defensores, graças à maior resistência para pragas do campo como antracnose. A previsão é de que o novo tipo de grão chegue às lavouras até o final deste ano.
“É um feijão com ciclo precoce, que traz grandes vantagens ao agricultor, que consegue retirar o produto para o mercado mais cedo”, afirma Sérgio Carbonell, pesquisador do IAC.
Ele destaca que o feijão “Imperador” tem potencial para agradar as cozinheiras, já que oferece um grão mais consistente e rico em proteínas. “É um grão maior, cheio, que dá bastante volume na panela da dona de casa”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário