MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Feijão e cigarro puxam para cima inflação em Curitiba


Dados do IBGE mostram que a variação de preço foi de 0,56%.
Bolo e chá também ficaram mais caros; tomate e carne estão mais baratos.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Feijão (Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)Feijão preto está 6,62% mais caro em Curitiba
(Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)
Os feijões carioca e preto juntamente com o cigarro foram alguns dos itens que mais influenciaram a inflação oficial no mês de maio em Curitiba. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (22), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve variação de 0,56% na capital paranaense, ficando acima do verificado no país, 0,51%.

Ao todo, onze capitais participam da pesquisa. Salvador foi a que apresentou a maior variação, 0,80%. A menor foi registrada no Rio de Janeiro, 0,16%, e Curitiba aparece em sexto lugar na lista.
Assim como no cenário nacional, o cigarro apresentou a maior variação 15,35%. Os alimentos também pesaram no último mês. O feijão carioca ficou 8,58% mais caro e o preto 6,62%. No grupo de panificações, o bolo ficou 5,65% e entre as bebidas o curitibano encontra o chá 7,21% mais caro nas prateleiras do comércio.

Por outro lado, ainda segundo levantamento do IBGE, o tomate apresentou uma queda acentuada de 10,24%. A carne, em geral, ficou 0,74% mais barata, destaque para o patinho cujo preço ficou 3,93% menor.
A pesquisa foi realizada de 14 de abril a 14 de maio e os valores foram comparados com os vigentes de 15 de março a 13 de abril de 2012. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário