MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Festa do Divino Espírito Santo chega a 80ª edição, em Cristalina, GO


Dez grupos de foliões mantêm viva a tradição popular no interior do estado.
Fieis simulam andaças de Jesus Cristo e dos 12 apóstolos para evangelizar.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Dez grupos de foliões visitam várias fazendas de Cristalina, município na região leste de Goiás com o objetivo é evangelizar as pessoas da zona rural. Essas andanças fazem parte da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece há cerca de 80 anos na região, entre no mês de maio. As visitas são conhecidas como giro da folia e representam as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos para evangelizar o mundo. Os foliões saem a cavalo pelas trilhas e estradas.
Não se sabe exatamente quando começou o costume de festejar o Espírito Santo, mas é provável que a manifestação religiosa tenha chegado ao Brasil há quase 500 anos. Em Cristalina a festa do Divino virou tradição há quase um século. O coordenador-geral da folia do Divino Espírito Santo, Ivan Kosac, conta como tudo começou.
“Essa folia começou em torno de 80 anos atrás quando um cidadão por nome de senhor Basílio percorria toda a região do município de Cristalina. Ele ia carregando a bandeira, a caixa, e a capanga que são os símbolos do Divino Espírito Santo. Ele fazia esse giro no município de Cristalina sozinho. Com o passar dos anos, ele foi adquirindo os adeptos e hoje nós somos dez folias que gira no município de Cristalina”, orgulha-se Kosac.
A chegada dos cavaleiros é anunciada por um som característico. As cores, a música e o estandarte revelam uma devoção que é passada de pai para filho. O produtor rural Jonas de Sousa Ferreira recebe um desses grupos. “Nós fomos criados desde criança na fé Cristã, educados na fé Cristã, somos seguidores mesmo do Divino”, conta o Jonas. A propriedade rural ficou lotada de visitantes no dia do giro. Depois de todas as orações e cantoria, os donos da casa foram homenageados com a catira, uma dança típica de Goiás. Esse também é um momento de descontração de todos que participam da festa religiosa. Ao final, os foliões participam de um farto almoço.
Depois de todo ritual religioso na propriedade de Jonas Ferreira, os foliões seguem para outra fazenda. O objetivo é visitar toda a zona rural do município de Cristalina em 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário