MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Festa do Trabalhador de Cascavel tem almoço com 518 costelões


Foram assadas 17 toneladas de carne; festa é realizada há 46 anos.
'Segredo da carne macia é o tempo do fogo', diz coordenador dos assadores.

Cassiane Seghatti Do G1 PR

Festa do Trabalhador em Cascavel (Foto: Cassiane Seghatti)Festa do Trabalhador em Cascavel, no oeste do Paraná, tem 518 costelões assados em fogo de chão (Foto: Cassiane Seghatti)
Em Cascavel, no oeste do Paraná, o Dia do Trabalho, nesta terça-feira (1º), é comemorado com uma festa tradicional da cidade com 518 costelões assados em fogo de chão. Este ano, 46ª edição da Festa do Trabalhador, ou Festa do Costelão, tem 17 toneladas de carne entre costela e churrasco.
De acordo com o coordenador dos assadores, Agostinho Marmentini, o tempero da costela é feito apenas com sal grosso. “O segredo que faz a carne ficar macia é o tempo do fogo”, completou.

O preparo começou na manhã de segunda-feira (30) e terminou por volta das 22h30. Na madrugada desta terça, às 3h, cerca de 40 voluntários colocaram a carne espetada no chão e às 6h o fogo foi aceso.

Eu nunca tinha visto costelão igual esse"
Sérgio Zanchi, gaúcho que visita Cascavel para conhecer festa tradicional
Hélio Nethson, que é voluntário e ajuda a preparar e assar a carne há dez anos, conta que o trabalho gratificante. "É uma forma de ajudar e contribuir”, afirmou.
O gaúcho Sérgio Zanchi, que mora em Concórdia (SC), contou ao G1 que veio a Cascavel só para conhecer a Festa do Costelão e aproveita para visitar os parentes. “Eu nunca tinha visto costelão igual a esses”, contou. Zanchi trouxe a esposa e outro casal de amigos.
Segundo a organização, o costelão é acompanhado de mandioca, batata, tomate, cebola, pães e bebidas. O almoço será servido a partir das 11h. Cada costela serve até 25 pessoas. Todos elas foram vendidas a R$ 230 cada. Contudo, na hora do almoço serão vendidos churrascos de 3 kg cada por R$ 40.
A maioria dos costelões são vendidos a donos de empresas que levam o churrasco para festejar com os funcionários. Mas, várias famílias aproveitam o feriado para passar o dia no Seminário São José, que fica Avenida Guaíra, nº 600, onde é realizada a festa. O dinheiro arrecadado na festa é destinado ao seminário para contribuir na formação dos padres.

Nesta manhã, o Bispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, celebrou uma missa em homenagem a São José Operário, santo dos trabalhadores. A tarde haverá várias atividades de recreação e artíticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário