MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

'A Flauta Mágica' encerra o Festival Amazonas de Ópera na capital


Ópera de Mozart estreou há mais de 220 anos em Veneza, na Itália.
Programação de óperas continua no interior do estado.

Do G1 AM

A Flauta Mágica será apresentada neste domingo (Foto: Divulgação/SEC)A Flauta Mágica será apresentada neste domingo (Foto: Divulgação/SEC)
A 16ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) encerra a programação em Manaus, neste domingo (20), às 19h, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centro da capital, com a apresentação gratuita da ópera ‘A Flauta Mágica’, de Wolfganf Amadeus Mozart (1756-1791).

A ópera em dois atos, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder, estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. À época, por influência da Revolução Francesa, a obra adquiriu pensamentos da filosofia iluminista, onde os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade transparecem em vários momentos.

“A Flauta Mágica” tem coprodução do FAO entre a Ópera Company Of Philadelphia. A direção musical e regência são de Marcelo de Jesus, a direção cênica de Robert B. Driver, cenários e figurinos de Guia Buzzi, iluminação de Fábio Retti, designer de vídeo de Katy Tucker, a assistente de Direção Cênica é Julianna Santos, o assistente da Direção Musical é o Hilo Tiago, que também é o pianista preparador junto com César Cañón.

Na apresentação deste domingo, pessoas com deficiências estarão amparadas pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência com os serviços de Audiodescrição e Tradução em Libras. Os interessados poderão acompanhar o serviço de Audiodescrição de dentro do Teatro Amazonas com o uso do equipamento de rádio que será disponibilizado para deficientes visuais. A entrada será feita às 18h15 pelo bar do teatro.
Já para deficientes auditivos, serão disponibilizadas telas com Tradução em Libras no Largo de São Sebastião e, para cadeirantes, será disponibilizada uma área reservada no mesmo local das telas de Libras.
Já no interior do Estado, dia 26 de maio, Manacapuru recebe a ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini (1858 -1924), e em Rio Preto da Eva será executada a ópera “Carmen”, de Georges Bizet (1838 -1875), dia 27 de maio.
Sinopse
Há dois casais que se formam na ópera, Papageno-Papagena, simbolizando o lado comum da humanidade, e Tamino-Pamina, simbolizando o iniciado. O contexto é uma luta entre a Rainha da Noite, que ambiciona o poder, e Sarastro, o grande sacerdote que só pratica o bem.

A obra começa com Tamino perdido na floresta, onde encontra Papageno, um homem alegre que aprecia os prazeres da vida e trabalha para a Rainha da Noite. Deste encontro, Tamino fica sabendo que Pamina, filha da Rainha da Noite, foi sequestrada por Sarastro e, apaixonado pela sua beleza e a pedido da Rainha da Noite, decide resgatá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário