MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Governo da PB lança campanha de vacinação contra gripe em aldeia


Indígenas fazem parte do grupo prioritário da campanha contra a gripe.
Em 2011, 78,68% dos índios paraibanos foram vacinados pela SES.

Do G1 PB

Indígenas fazem parte do grupo prioritário da campanha (Foto: Divulgação/Secom-PB)Indígenas fazem parte do grupo prioritário da
campanha (Foto: Divulgação/Secom-PB)
O Governo da Paraíba lançou, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A e B no estado na Aldeia Galego, de índios potiguaras, no município de Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano. A abertura foi a primeira da Paraíba a ser feita em uma aldeia indígena.

A aldeia foi escolhida porque este mês foi instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), segundo a SES. O indígenas ainda fazem parte do grupo prioritário da campanha.

Em 2011, o grupo dos indígenas foi um dos dois que não alcançou a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e teve apenas 78,68% vacinados. As gestantes também não bateram a meta e foram vacinadas apenas 60,74%. No geral, a SES conseguiu superar a meta do MS e vacinou 87,21% da população paraibana.
SES vacinou índios no lançamento da campanha contra a gripe (Foto: Divulgação/Secom-PB)SES vacinou índios no lançamento da campanha
contra a gripe (Foto: Divulgação/Secom-PB)
A campanha foi lançada com a frase em tupi “Baía da Traição N’-o-i-potar-i pysyka u’u”, que quer dizer “Baía da Traição não quer pegar tosse (gripe)”. “Sempre foi um sonho para nós um momento em que houvesse uma parceria entre as esferas administrativas das três instâncias no sentido de garantir a saúde do nosso povo. Existem algumas barreiras para que a assistência chegue até nós, mas se houver apoio entre todos, sempre conseguirão nos auxiliar e alcançar as metas”, disse o cacique Nathan Galdino da Silva, da Aldeia do Galego, que tem tem 202 famílias e mais de 800 pessoas.

Grupos prioritários
A meta da campannha deste ano, que segue até o dia 25 de maio, é vacinar 80% das 638.943 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Em todo o estado, mais de mil postos de saúde administrados pelas Secretarias Municipais de Saúde estarão aplicando as vacinas. “Uma das principais preocupações do MS é atualizar os cartões de vacinação dos índios”, ressaltou a chefe do Núcleo de Imunizações, Missânia Moreira.
Os grupos prioritários para receber a vacina são as crianças de seis meses a menores de dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e as privadas de liberdade, grupo que foi introduzido neste ano pelo Ministério da Saúde. A população carcerária vai começar a receber as vacinas após o dia 25 de maio.

A SES ainda está disponibilizando o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, que é administrado pela SES e aplicará as vacinas nas pessoas com indicação médica que estejam fora dos grupos prioritários.

Gripe B
De acordo com o portal Saúde, do Governo Federal, o tipo B ocorre com menor frequência do que o tipo A, circula o ano todo, pode causar epidemias mais localizadas, porém, assim como o A, pode causar surtos.

A manifestação clínica da grande maioria dos casos tanto de Influenza A como de B, evolui sem complicações, com cura espontânea em 7 dias, no entanto, raros casos podem evoluir para insuficiência respiratória, pneumonia, septicemia e óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário