MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governo do Ceará lança programa para presos dependentes químicos


Levantamento mostra que 60% dos presos declararam ter sido usuários.
Detentos vão receber cartilha e teste de verificação do grau de dependência.

Do G1 CE

Um programa de assistência aos dependentes químicos do sistema penitenciário do Ceará vai ser lançado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Justiça e Cidadania do estado do Ceará. O levantamento do Núcleo de Saúde (Nusau), que atua no sistema penitenciário, aponta que 60% dos presos cearenses declararam ter sido usuários, pelo menos uma vez, de algum tipo de droga ilícita.
A Sejus afirma que ao identificar esse grupo mais vulnerável ao uso de drogas, foi possível a criação de uma intervenção para reforçar o trabalho das equipes que já atuam na sociedade, em campanha de enfrentamento ao uso de drogas no sistema.
Pelo projeto, os presos cearenses vão receber uma cartilha para cuidados e com teste de verificação do grau de dependência química para auxiliar o tratamento.

O programa
Segundo a Sejus, o programa propõe dar suporte às equipes de saúde que atuam nas unidades penitenciárias, bem como articular parcerias com a rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais instituições de assistência aos dependentes químicos para o atendimento e assistência aos presos e aos seus familiares. Também de acordo com a secretaria, o Pacad vai ter uma equipe itinerante formada por psiquiatra, assistente social, psicólogo e enfermeiro que visitarão às penitenciárias para auxiliar os trabalhos de prevenção e enfrentamento à drogadicção.
Pacad
O projeto faz parte do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad). O lançamento vai ser realizado durante a abertura da programação do V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará, no Mareiro Praia Hotel, às 14h. O evento ocorre entre 23 e 25 de maio com profissionais do sistema penitenciário cearense.
Segundo a Sejus, os debates discutem o encarceramento, o sistema penitenciário, as políticas públicas e a assistência dos presos.
O V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará é realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, com apoio do Ministério da Justiça e do Ministério da Saúde.
Além disso, o evento vai ter palestrantes e debatedores do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen), Ministério da Saúde, do Ministério Público do Ceará e Pernambuco, Fundação Osvaldo Cruz, Fundação Getúlio Vargas, Defensoria Pública do Estado e Movimento da Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário