MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Grupo de voluntários ensina ciclistas a andar com segurança, no Recife


Bike Anjo mostra rotas e acompanha novos ciclistas pela cidade.
Capital é apontada como cidade com pouca infraestrutura para a prática.

Do G1 PE

Um grupo de voluntários está com uma proposta para colocar os recifenses para andar sobre duas rodas: ajudar novos ciclistas a pedalar, com segurança, nas principais ruas da cidade e incentivar o uso desse meio de transporte. Com uma quantidade cada vez maior de engarrafamentos, o uso de bicicletas aparece como uma alternativa para quem quer fugir do estresse do trânsito. Os integrantes do Bike Anjo ajudam gratuitamente pessoas que querem pedalar sem correr riscos.

De acordo com o coordenador do grupo em Pernambuco, Ênio Paipa, o Recife ainda não está preparado para receber as bicicletas. “Infelizmente a situação é muito desfavorável ao ciclista, por conta da falta de respeito à legislação de trânsito. Temos baixa infraestrutura para ciclistas no Recife. Isso vai prejudicando quem quer usar bicicleta no dia a dia , toda hora, como meio de transporte”, contou. O Bike Anjo começou suas atividades em São Paulo, mas ganhou um braço na capital pernambucana.

No atendimento dos voluntários, há informações sobre as rotas mais adequadas, legislação de trânsito e dicas de segurança. “Os solicitantes vão ao site e preenchem formulário, informando trajeto, horário, e a gente adequa e encaminha um voluntário para levar a pessoa no caminho, acompanhando”, contou. Caso a pessoa não saiba pedalar, o atendimento é diferente “Quando a pessoa não sabe muito bem, a gente pega um dia como um feriado e faz o caminho com ela. Passamos informações de legislação de trânsito, cuidados”, concluiu.

Dentre as orientações do grupo, está a compra da bicicleta adequada ao tamanho e à altura da pessoa. Se a pessoa deseja fazer trilhas, são indicados os equipamentos que possuem pneus mais largos, por exemplo. Equipamentos de segurança, como luva e capacete também são altamente recomendados pelos ciclistas mais experientes. “Quando a gente cai, a primeira coisa que acontece é a gente colocar a mão e bater com a cabeça. A luva e o capacete já evitaram acidentes comigo”, alertou Paipa.

Os interessados em obter o serviço dos voluntários do Bike Anjo pode entrar em contato através do site do grupo.

Recomendações
Os ciclistas devem respeitar os sinais de trânsito nos cruzamentos e sempre sinalizar quando forem dobrar à direita ou à esquerda. Quem anda de bicicleta nunca deve andar pela contramão – o mais seguro é seguir no sentido estabelecido para carros e ônibus. Os ciclistas devem respeitar os locais reservados para os pedestres, não andando nas calçadas.
Quando está desmontado, empurrando a bicicleta, o ciclista tem os mesmos direitos e deveres de quem anda a pé. Neste momento, ele só deve atravessar uma rua na faixa de pedestre. Espelho retrovisor, campainha e sinalização noturna são os equipamentos obrigatórios para as bicicletas feitas para circular nas ruas, que são aquelas com rodas de aro superior a vinte

Nenhum comentário:

Postar um comentário