MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Heverton Menezes afirmou ter 'carinho e respeito pelos afrodescendentes'.

Médico indiciado por ofensa racista no DF diz que caso foi 'mal entendido'


Caso condenado, ele pode pegar até três anos de reclusão e pagar multa.

Do G1 DF

O médico Heverton Octacílio Menezes, indiciado por injúria discriminatória  (Foto: Raquel Morais / G1)O médico Heverton Octacílio Menezes, indiciado por
injúria discriminatória (Foto: Raquel Morais / G1)
Suspeito de ter proferido ofensas racistas contra uma atendente de cinema, o médico Heverton Octacílio de Campos Menezes afirmou nesta sexta-feira (4) que a situação foi um “lamentável episódio e mal entendido”. A declaração foi dada após Menezes prestar depoimento na 5ª Delegacia de Polícia. Na quarta (2), ele foi indiciado por injúria discriminatória.
O médico afirmou ter disse que trabalhou em missão medica na África durante um ano. "Ainda me tranquiliza declarar que tenho colaboradores e pacientes afrodescendentes, aos quais tenho dado grande parte da minha vida profissional, concedendo a eles o melhor do saber, da prática, carinho e dedicação médica."
Menezes também divulgou uma carta onde pede desculpas à comunidade brasiliense pelo ocorrido. Na carta, ele pede desculpas especialmente a atendente do cinema e diz que é um “médico dedicado integralmente à assistência de todas as nacionalidades e classes sociais”.
O médico teria tentado furar a fila do cinema no domingo (29), alegando estar atrasado para a sessão, mas foi impedido pela funcionária.
“Aí [ele] já disse que eu era muito grossa que era por isso que eu tinha essa cor, que eu estava no lugar errado, que ali não era meu lugar, que eu não devia estar lidando com gente, devia estar lidando com animal. E disse também que eu não deveria estar morando aqui, que eu deveria estar morando na África, cuidando de orangotangos”, relatou a atendente Marina Serafim dos Reis, de 25 anos.
Após os insultos, clientes e funcionários do estabelecimento comercial chamaram os seguranças, mas o médico conseguiu fugir. Ele foi identificado com auxílio das imagens das câmeras de segurança do shopping.
De acordo com o chefe da 5ª Delegacia de Polícia, delegado Marco Antônio de Almeida, Menezes foi indiciado porque não há dúvidas de que o crime foi cometido.
Almeida afirmou que este é o décimo procedimento policial movido contra o médico desde 1994. "Já teve por injúria, desacato e lesão corporal de grau leve. É a segunda por injúria racial. A primeira foi em 2002. Ele estava em uma fila e uma moça quis organizá-la dando preferência a gestantes e idosos. Ele perguntou a ela se aquela era a República das Bananas", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário