MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Hollande diz que Europa deve evitar saída da Grécia


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Washington - Numa defesa da preservação da união monetária europeia, o novo presidente da França, François Hollande, declarou nesta sexta-feira que os países da região "têm de fazer o que puderem" para impedir o abandono do euro pela Grécia.

No Salão Oval da Casa Branca, Hollande e seu colega americano, Barack Obama, alinharam-se contra a tese alemã de preservação do compromisso de austeridade fiscal pelos países mais afetados pela crise da dívida. Defenderam a prioridade, em curto prazo, ao crescimento.

A crise grega e a resistência da Alemanha em aceitar a retomada da economia europeia como objetivo de curto prazo estarão no centro das discussões do G-8, grupo das maiores economias industrializadas e a Rússia, hoje em Camp David, a residência de campo da presidência americana. O encontro do G-8 foi oficialmente aberto na noite de ontem, em um jantar, mas Obama fez questão de, nove horas antes, reunir-se com o novo líder francês, o socialista Hollande.

"Nós partilhamos algumas visões: o fato de que a Grécia tem de se manter na zona do euro e que todos nós temos de fazer o que pudermos para isso acontecer. O crescimento deve ser a prioridade", afirmou Hollande, ao comentar sua conversa com Obama. "Haverá eleições na Grécia, e nós queremos enviar uma mensagem nesse sentido ao povo grego", completou.

Diante da impossibilidade de formar um governo de coalizão nacional para levar adiante o plano de ajuste nas contas públicas, o presidente grego, Carolos Papoulias, convocou eleições para o dia 17 de junho - a segunda em menos de dois meses. A crise política alimenta os rumores de abandono da união monetária. Sem acesso aos recursos dos fundos europeus de socorro e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a suspensão dos pagamentos da dívida seria o passo seguinte da Grécia.

A turbulência econômica na Europa tenderia a se alastrar para outros países endividados da região, afetar o crescimento econômico europeu e trazer prejuízos a outros mercados, como os EUA. O cenário é temido não apenas pelo seu impacto na economia real americana, cuja retomada foi desacelerada nos últimos meses. Mas também terá efeito direto no resultado do projeto de Obama de reeleger-se em novembro para mais um mandato.

"Nossas economias dependem umas das outras. O que acontece na Europa tem impacto nos EUA e vice-versa. Quanto mais coerentes nós somos, mais eficientes podemos ser", afirmou Hollande.
Na manhã desta sexta-feira, em antecipação às discussões do G-8, Obama anunciou o compromisso de companhias do setor privado americano em prover US$ 3 bilhões para o esforço de reduzir a fome e garantir melhores padrões de segurança alimentar, especialmente na África.

Trata-se de uma parcela do objetivo definido no encontro do G-8 em L'Áquila, na Itália, em 2009, de levantar US$ 22 bilhões de 45 companhias multinacionais. Obama acentuou ser uma "obrigação moral dos EUA" liderar esse esforço. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário