MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Idosos com diabetes e hipertensão são atendidos de graça na Ufpa


O projeto faz conscientização para a não automedicação entre os idosos.
Os pacientes aprendem também sobre do uso correto de medicamentos.

Do G1 Pará

A Universidade Federal do Pará (Ufpa) por meio de sua Faculdade de Farmácia está atendendo gratuitamente idosos, diabéticos e hipertensos. A ação faz parte do projeto 'Cuidados famacêuticos na atenção à saúde dos idosos', que orienta os pacientes do perigo da automedicação e sobre uso correto de medicamentos.
"Orientamos sobre o uso e controle de medicamentos. Escolhemos esse grupo (Idosos, diabéticos e hipertensos) porque está mais exposto aos riscos da automedicação. Fazemos um monitoramento de forma terapêutica, mostrando inclusive pras pessoas que melhorando a adesão ao tratamento terapêutico podemos melhorar a qualidade de vida de cada um ", disse Marciene Andrade, coordenadora do projeto.
De acordo com a coordenadora do projeto, o foco principal  é atendimento ao idoso dentro dos preceitos de cuidados famacêuticos, diminuindo assim os riscos que correm quando uitlizam medicamentos e se automedicam. O paciente também recebe informações de como está a sua saúde e é orientado sobre como e onde podem encontrar ajuda.
O projeto é avaliado como importante dentro e fora da universidade. Dentro porque visa desenvolver conhecimentos, habilidade e competências do profissional farmacêtico. O atendimento é realizado por alunos residentes em hospitais públicos do estado. Para os pacientes é importante porque contribui para a política de atenção à saúde do idoso. "Participando do projeto, a comunidade tem a oportunidade de ter um monitoramento e avaliação dos riscos do uso de medicamentos, evitando dessa forma resultados negativos do tratamento que está fazendo", garante Marciene Andrade.
De acordo com a coordenação do projeto, o atendimento que já existe há um ano será permanente. Aumentar o número de atendimentos também é meta do projeto.
O atendimento gratuito aos idosos, diabéticos e hipertensos é feito de segunda a sexta-feira, na Farmácia Universitária da Ufpa, sempre pela manhã. O serviço é sempre agendado, e qualquer idoso e pessoa com hipertensão e diabéte pode participar do projeto.
Serviço:
Projeto Cuidados farmacêuticos na atenção à saúde do idoso atende de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, na Farmácia Universitária da Ufpa, no espaço Vadião-Campus Guamá.
Informações a agendamento pelo 3201-7581/8075

Nenhum comentário:

Postar um comentário