MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Incensos e aromatizantes aumentam concentração de partículas poluentes


Secretária de São Carlos disse que gosta de manter a casa cheirosa.
Pesquisadora da Unesp explicou que cheiro bom não é sinônimo de limpeza.

Do G1 São Carlos e Região

Geralmente, quando se fala em poluição no ar, a primeira imagem que vem a cabeça é a fumaça que sai das fábricas ou dos carros. Mas a poluição pode estar dentro de casa e ter um cheiro muito agradável. É o caso de incensos e outros tipos de perfumes para ambientes, que aumentam a concentração de partículas que podem fazer mal à saúde.
A pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Letícia Caetano da Silva estuda as condições do ar dentro e fora dos ambientes. Para isso, ela usa um equipamento que mede a poluição, indicando a quantidade de partículas nos locais.
Incensos também são agentes poluidores.  (Foto: Reprodução/EPTV)Incensos e aromatizantes também são agentes
poluidores. (Foto: Reprodução/EPTV)
No caso de um incenso ou qualquer outro produto perfumado, a constatação é que o número de poluentes do ambiente aumenta consideravelmente. “As partículas ficam muito confinadas, aumentando a concentração”, explicou a pesquisadora.
A secretária Marenice de Oliveira mora em São Carlos (SP) e usa diversos aromatizantes para manter a casa cheirosa. “Gosto de uma casa perfumada, acendo um incenso, coloco aromatizantes no banheiro”, disse.
Mas, de acordo com a pesquisadora, casa perfumada não é sinônimo de casa limpa. Muito pelo contrário. “O ideal é deixar o ambiente mais ventilado possível, evitar produtos com odores muito fortes e, se possível, ter plantas dentro de casa, porque elas contribuem para a remoção dos compostos que podem ser prejudiciais”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário