MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Índios kadiwéus retomam terras de reserva no Mato Grosso do Sul


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Campo Grande - Índios kadiwéus iniciaram, nesta segunda, a retomada de fazendas situadas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. Os imóveis estão dentro da Reserva Indígena Bodoquena, a oeste do Estado, uma área de quase 700 mil hectares que a tribo ganhou como prêmio pela participação, ao lado do Brasil, na Guerra do Paraguai.

Entre o sábado passado, dia 5, e esta segunda-feira foram retomadas quatro fazendas, duas delas no município de Corumbá, onde a Polícia Federal esteve no domingo e constatou a invasão. Conforme o delegado da PF em Corumbá, Alexandre do Nascimento, os índios expulsaram os ocupantes do local e jogaram em um campo de pouso de aviões móveis, utensílios domésticos e outros objetos que estavam na sede da Fazenda Santa Márcia, em Corumbá.

O delegado afirmou que aguarda ordens judiciais para resolver o caso. A Fundação Nacional do Índios informou que as propriedades rurais que estão sendo ocupadas por kadiwéuis já vinham sendo reivindicadas pelos indígenas há 25 anos. Edson Fagundes, coordenador regional da Fundação Nacional do Índios, disse que a decisão que beneficiou os pataxós na Bahia incentivou os kadiwéus e reforçar a luta pela recuperação de suas terras no MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário