MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

IPA perfura poço com vazão 23 vezes maior que a média, no Sertão de PE


Poço de água vai abastecer 1,2 mil famílias que vivem em Riacho do Meio.
Secretário vai propor ao governador a implantação de uma adutora.

Do G1 PE
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) encontrou, neste domingo (13), um poço com vazão de 24 mil litros de água por hora em São José do Egito, no Sertão do estado. A média histórica de vazão na região do semi-árido é de mil litros por hora. A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que seguiu para o município.O poço está localizado no povoado de Baixa da Ovelha, perto da divisa entre São José do Egito e Tabira, e vai atender 1,2 mil famílias que vivem no distrito de Riacho do Meio. Atualmente, o lugar é abastecido por dez carros-pipa.

"Essa notícia está sendo bastante comemorada porque a previsão era de que São José do Egito entrasse em colapso ainda neste mês de maio, por isso tínhamos autorizado a perfuração de 15 poços no local. E a qualidade da água é excelente. Vamos propor ao governador a autorização para a implantação imediata de uma adutora em Riacho do Meio, que deve ficar pronta em 45 dias", disse  o secretário.

São José do Egito é um dos 70 municípios de Pernambuco com situação de emergência decretada e reconhecida pelo governo federal. Em entrevista ao G1, o secretário adiantou que, nesta segunda-feira (14), vai propor ao governo estadual um gerenciamento de carro-pipa diferenciado. "Vamos unir os 513 carros-pipa do Exército com os 670 do estado e colocar rastreador nos veículos para ver se eles estão cumprindo de fato as rotas de abastecimento definidas", falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário