MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Israel não será convidado pela Otan para cúpula da Aliança Atlântica


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Bruxelas - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou nesta sexta-feira que Israel não será convidado para a cúpula da Aliança Atlântica que acontecerá em Chicago nos dias 20 e 21, mas negou que a Turquia, país membro da organização, tenha vetado a participação israelense. O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que o motivo para Israel não participar da cúpula é que o país não participa das maiores missões da Aliança Atlântica.

Algumas reportagens publicadas nos últimos dias dizem que a Turquia bloqueou a participação de Israel por causa do reide realizado em 2010 por comandos israelenses contra o navio turco Mavi Marmara, que fazia parte da flotilha de auxílio humanitário à Faixa de Gaza e foi interceptado em águas internacionais no Mediterrâneo. Na ação, os comandos de Israel mataram oito cidadãos turcos e um turco-americano.

A Otan tem um sistema de parceria com dezenas de países aliados ao redor do mundo e Israel é um deles. Rasmussen disse hoje que 13 parceiros da Otan participarão da cúpula em Chicago, mas apenas aqueles que tomaram parte nas operações militares da Otan, como no caso da Guerra do Afeganistão.

As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário