MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Justiça impede abertura de agências da Caixa neste sábado


Decisão afeta 40 unidades que atenderiam apenas na capital paulista.
Banco faz plantão nacional para esclarecimentos sobre taxa de juros.

Do G1 SP
Reprodução de decisão da Justiça que impede abertura de agências da Caixa neste sábado (Foto: Reprodução/Divulgação)Reprodução de decisão da Justiça que impede
abertura de agências da Caixa neste sábado
(Foto: Reprodução/Divulgação)
Uma liminar da Justiça impede a abertura de unidades da Caixa Econômica Federal neste sábado (12) em São Paulo e em cidades da região metropolitana. A Caixa agendou plantão nacional em cerca de 500 agêncais para atender clientes que buscam informações sobre corte nas taxas de juros. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Osasco, São Paulo e Região, entidades do Espírito Santo e do Ceará também obtiveram medidas judiciais contra a abertura.

A equipe de reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria da Caixa em São Paulo, que informou que iria verificar se o banco já foi notificado da decisão.
Os sindicatos entraram com o pedido contra a abertura alegando que existe legislação determinando que os bancos não devem funcionar aos fins de semana, seja em expediente externo ou interno. A decisão favorável ao pedido foi tomada na sexta-feira (11) pela juíza Maria Eulália de Souza Pires, da Justiça do Trabalho – 2ª região.

A juíza determinou que, caso descumpra a medida, o banco terá que pagar multa de R$ 5 mil por cada funcionário que trabalhar. A liminar afeta cerca de 40 agências previstas para abrirem as portas na capital paulista. Em Baureri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco e Taboão da Serra estava prevista o funcionamento de uma unidade em cada município, cujo funcionamento também foi vetado.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Osasco, São Paulo e Região, Juvandia Moreira informou, em nota, que a categoria foi comunicado pela imprensa sobre o plantão deste sábado. “Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça pra preservar o direito de descanso dos bancários", explica Juvandia. "O Sindicato não admitirá que invistam contra os direitos dos bancários", disse em nota.

Plantão
A Caixa informa que o plantão deste sábado foi agendaddo "para atender a grande procura de informações sobre o corte nas taxas de juros dos programas de crédito". Além da abertura de algumas agências neste dia extra, as unidades também começarão o expediente uma hora mais cedo até 11 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário