MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Mãe de 103 anos é exemplo de vitalidade no ES


Cecília Mendes mora no estado desde que veio embora de MG, jovem.
Mãe de quatro filhos, ela é um exemplo de vida e disposição.

Darshany Loyola Do G1 ES

Cecília e sua cinturinha no auge dos 103 anos. (Foto: Darshany Loyola/G1 ES)Cecília e sua cinturinha no auge dos 103 anos.
(Foto: Darshany Loyola/G1 ES)
Aos 103 anos e mãe de quatro filhos, dona Cecília não pensa duas vezes no que ainda pretende fazer da vida. "Trabalhar. Trabalhar dá vida para a gente, é tão bom", disse a aposentada mineira, capixaba de coração. Filha de um fazendeiro, Cecília Mendes do Nascimento mora no Espírito Santo desde que ficou viúva em Barbacena, Minas Gerais. Veio para território capixaba contra a vontade da família, em busca de oportunidades.
Quem olha para dona Cecília, não imagina que ela já tenha mais de um século de vida. Magra, disposta e com uma cinturinha de dar inveja a muitas jovens por aí, a aposentada afirma que nunca fez nenhuma plástica e muito menos usou espartilho na juventude. "Deus me defenda! Nunca precisei de nada disso", contou ao G1.
Exemplo de saúde e disposição, a senhorinha simpática dona de uma história cativante confessa que não tem nenhum segredo para manter uma aparência que não denuncia sua idade. Sequer precisa usar óculos! "Não faço nada, vou pouco ao médico porque não sinto nada", afirmou. E a alimentação? Dieta balanceada? Nada! "Tem uma panela de mocotó de boi me esperando em casa! Acordo de madrugada para comer mocotó com pão", revelou.

Mas, talvez, essa longevidade tenha um nome: corrida. Cecília foi atleta por muitos anos e participou de várias competições. "Eu fazia esporte, participava de corridas pela cidade", diz. Em Minas Gerais, onde nasceu, creceu e casou pela primeira vez, Cecília não teve liberdade nem mesmo para escolher o marido. Namorava através de um buraco na parede e só conheceu o marido na noite da lua de mel, da qual fugiu. "Não me deixavam estudar, por isso hoje sei ler pouco. Me diziam: 'Você não vai estudar, se não vai escrever carta para namorado'", disse.
Viúva e com a chance nas mãos de iniciar uma nova vida, Cecília, sem contar a ninguém, veio para o Espírito Santo, onde conheceu pessoas novas, namorou, casou novamente, teve quatro filhos e começou a trabalhar. Ah, o trabalho! Bom lembrar que foi por isso que a mineira realmente se apaixonou. Até hoje, com 103 completados no dia 5 de maio, a aposentada busca um emprego e não suporta viver no ócio.
"Cheguei no estado e fiz teste para gari. Quando ia ser chamada, fui convidada também para trabalhar no Hospital das Clínicas, onde fiquei por muitos anos. Eu fazia assim: costurava de manhã, na Praia do Canto, e à noite ia para o hospital, onde fazia de tudo", relatou. "Hoje, tento mandar currículo, mas ninguém me chama para trabalhar. Mas se achar serviço, vou com certeza", completou Cecília, que adora costurar.
E é na costura, atividade que pratica desde a juventude, que ela gasta a maior parte do seu tempo. "Adoro costura. faço doação para os pobres em Cariacica, consertando roupas que já não servem mais para outras pessoas. Todo mês vou lá e entrego as roupas", contou Cecília, que para tal feito conta com a ajuda de um taxista, quem trata como filho. "Eu faço assim: você chega com uma roupa que não quer mais e te dou um quilo de alimento. Assim todo mundo sai feliz", afirmou a aposentada, que deixa um recado para os jovens nesse Dia das Mães: "Não tem segredo para viver tanto. Comida que Deus fez não faz mal. Mas não beber e não fumar ajuda muito!", falou.
Cecília completou 103 anos cheios de saúde e disposição. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Cecília completou 103 anos cheios de saúde e disposição. (Foto: Wagner Martins/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário