MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Mães empreendedoras buscam conciliar o trabalho com a família


Duas mães de São Carlos, SP, dão exemplo de luta pelos filhos.
Uma delas, com jornada tripla, espera mais um integrante para a família.

Do G1 São Carlos e Região

Muitas mães tem jornada dupla, tripla. Além de cuidar de casa, trabalham fora e montam o próprio negócio. Duas mães de São Carlos (SP), são um exemplo disso e sempre buscam conciliar o trabalho com o convívio familiar.
Há 20 anos, a empresária Irma Guidorzi trabalhava o dia todo em um banco e quase não tinha tempo de ficar com os três filhos, ainda crianças. Foi quando ela resolveu arriscar, pedindo demissão e montando o próprio negócio, uma loja de material de construção. “Para poder estar mais perto deles, participar mais da vida deles”, disse.
A empresária Irma levou o filho para o caminho empreendedorismo (Foto: Reprodução/EPTV)A empresária Irma levou o filho para o caminho
empreendedorismo (Foto: Reprodução/EPTV)
De empregada a patroa, Irma passou a ter horários mais flexíveis. Os filhos também cresceram vendo a mãe coordenar a loja. “Conseguiu sair e cuidar melhor da gente. Nesse mesmo tempo crescer não só no sentido pessoal, mas também no profissional”, explicou o empresário Daniel Guidorzi.
A ousadia ajudou Irma a dar o melhor para os filhos. Duas décadas depois, o filho virou diretor da loja e continua ao lado da mãe diariamente. “Vão vir os netos agora também que vão ser a terceira geração de empreendedores do ramo de acabamento”, disse Irma.
Ao contrário de Irma, a mãe Maria Eliana da Silva Simões não consegue estar o lado dos filhos o dia todo. Depois de quase dez horas de trabalho em uma fábrica da cidade, ela chega em casa.
Mas ainda tem que fazer os serviços domésticos. Em seguida, ela já começa outra jornada como vendedora de roupas e acessórios.
Mesmo cansada, ela vai oferecer os produtos para as clientes.
Toda essa dedicação tem dois motivos especiais: Carlos, de 15 anos, e Malu, de 5, os filhos de Maria. “Graças a ela eu tenho uma moradia digna e um estudo de qualidade”, disse Carlos.
Grávida, ela espera a chegada de Ana Clara, que vai completar a família. Quando consegue ficar junto dos filhos e do marido, ela percebe o quanto é feliz. “Vale todo esse sacrifício. O importante é ver o sorrisão no rosto dos meus filhos, ver que eles estão saudáveis”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário