MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Mães mais que "especiais"


No Dia das Mães, histórias de mulheres que superam dores e traumas.
Os filhos são fonte de energia e amor pra toda a vida. Elas afirmam ser felizes.

Zana Moura Do G1 Pará

Há quem diga que elas teriam alguns motivos pra dizer que não são felizes. Mas todas as mães aqui são unânimes em se declararem felizes com os filhos que têm. Não importa se são com ou sem algum tipo de deficiência. O que importa é viver bem, feliz..
Lana Patrícia Paixão Barata, tem 29 anos. É filha de Miolene Saraiva da Paixão, 60 anos. As duas se dizem amigas, além de mãe e filha. Pela demonstração de carinho de uma com a outra, podemos dizer que elas são inseparáveis."Tive uma gravidez complicada. Quando minha filha nasceu eu não a aceitei. Fiquei sabendo no parto que ela tinha nascido com Síndrome de Down. Fiquei 3 dias desacordada e a Lana um ano na incubadora. Foi difícil, mas hoje vejo que minha filha é normal. Pra mim ela é e sempre será normal", declara Miolene da Paixão.
Lana e dona Miolene estão sempre juntas (Foto: Do G1 Pará)Lana e dona Miolene estão sempre juntas (Foto: Do G1 Pará)
Lana Barata, é do tipo brincalhona. Adora conversar e dançar. Aliás, a dança é paixão de mãe e filha. De acordo com dona Miolene desde os três anos de idade a filha gosta de dançar. Há mais 15 anos, Lana faz parte do grupo de dança da Associação de País e Amigos dos Excepcionais do Pará (Apae-PA), em Belém, onde está matriculada desde o seus três meses. "São mais de 15 anos de dança. Nós viajamos muito com a companhia de dança. E eu vou com ela sempre. Não largo minha filha. Somos inseparáveis ", diz a mãe toda orgulhosa da filha.
Para Lana Barata, a dança é o que ela mais gosta de fazer, além de viajar. "Já fui no Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo. Eu gosto muito de dançar. Eu que ensinei a Joelma a dançar", diz aos risos e  dançando, se referindo a vocalista da Banda Calypso.
Ao falar sobre o amor de mãe e filha. As duas ficam pensativas e se emocionam. "Temos vários momentos marcantes de carinho.Ela adora me beijar e abraçar. Nosso amor, carinho é algo que não dá pra definir de tão bom ", disse a dona de casa Miolene da paixão, que destaca que o que mais chama atenção em sua filha é a sabedoria. "Mãe é amor à vida. Agradeço a Deus por minha mãe. Amo muito. É a mãe mais querida do mundo", disse Lana Barata à sua mãe.
Dona Miolene assistindo a filha dançar (Foto: Do G1 Pará)Dona Miolene assistindo a filha dançar
(Foto: Do G1 Pará)
Outro exemplo de que as dificuldades de saúde só reforçam o amor entre mãe e filhos é a história de Ivanilda Cordeiro da Silva, 31 anos, e seu filho Danilo da Silva Mota, de 13 anos. O estudante da 5ª série do Ensino Médio no município de São Miguel do Guamá, tem câncer na coluna. Em outubro deste ano faz um ano que a família descobriu a doença. " Fiquei chocada. Não esperava que meu filho passasse por isso. Ainda bem que não é maligno. E hoje estamos superando tudo", disse Ivanilda da Silva.
Danilo está sem andar há mais de seis meses, mas não perdeu sua alegria. Não deixou de estudar e brincar com a mãe. Segundo ela, o jovem gosta de desenhar, brincar de advinhação e ler revistinhas. Atividades que a mãe que se diz 'coruja', faz junto com o filho."Nós brincamos muito juntos. E ele continua brincalhão. É meu amigo e companheiro. Somos felizes sim", garante a mamãe Ivanilda.
Apesar de um pouco tímido, Danilo não esconde o carinho que tem por Ivanilda. Ele revela que teria ter mais tempo pra ficar ao lado da mãe. "Minha mãe trabalha e não fica o tempo todo em casa, por isso gosto mais das tardes quando ela chega em casa e ficamos juntos", diz o menino.
Mãe e filho, apesar das complicações do dia a dia, são felizes. Para eles o melhor presente nesse Dia das Mães seria que Danilo voltasse a andar "Estamos num momento de superação, já que ele está fazendo fisioterapia e os exames motram que ele está ficando bom. Nosso amor nos fez mais fortes.Então o melhor presente é ver meu filho andando novamente", disse Ivanilda, com a voz embargada.
Essas são algumas histórias de milhares de mães que todos os dias se superam e garantem que nada abala o amor entre mãe e filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário