MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Mais de 500 presos são medicados contra meningite e influenza


Secretaria apura causa de surto de doença no Ceresp de Ipatinga.
Duas detentas morreram e 10 pessoas estão internadas.

Do G1 MG com informações da TV dos Vales

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, neste sábado (12), que cerca de 500 detentos e todos os servidores do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, no Vale do Aço, estão sendo medicados contra meningite e influenza. A medida foi tomada após um surto de uma doença ainda não identificada, que já provocou a morte de duas presas que estavam acauteladas na unidade e a internação de outras dez pessoas.
De acordo com a SES, detentos e servidores começaram a receber a medicação preventiva nesta sexta-feira (11), e o processo foi retomado neste sábado. Ainda segundo a secretaria, familiares que tiveram contato com os presos também devem ser imunizados. Profissionais de saúde apuram as causas das mortes.

Enterro

O corpo de uma das vítimas do surto foi velado durante toda a manhã deste sábado no Cemitério Municipal de Ipatinga. O caixão precisou ficar fechado por questão de segurança.
A jovem de 19 anos morreu no fim da tarde desta sexta-feira, depois de ficar dois dias internada, com febre e mal-estar. A previsão é que o enterro seja realizado por volta das 14h.

Surto
A Secretaria de Estado de Saúde reconheceu situação de surto nesta sexta-feira. Outra detenta, também de 19 anos, morreu nesta terça-feira (8). As jovens foram presas juntas por suspeita de tráfico de drogas e dormiam na mesma cama no Ceresp. Elas dividiam cela com aproximadamente 30 presas.

Oito detentas e dois agentes penitenciários – uma mulher e um homem – também apresentaram sintomas da doença e estão hospitalizados. Uma ala do hospital municipal da cidade foi reservada apenas para esse atendimento. Poucas pessoas têm acesso à área e agentes fazem a escolta do local. De acordo com a SES, a doença se caracteriza por febre, vômito, pressão baixa e prostração.

Em função da situação de surto, as visitas de familiares foram suspensas. As presas e funcionários do Ceresp tiveram amostras laboratoriais coletadas para a realização de exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, de acordo com a secretaria.

Superlotação

O Ceresp de Ipatinga abriga homens e mulheres. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a unidade tem capacidade para 175 presos, mas, hoje, está com 524 internos. A cela feminina fica em um anexo do pavilhão masculino e tem capacidade para 28 detentas. Após as duas mortes atribuídas ao surto em investigação, a lotação era de 36 mulheres, de acordo com Seds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário