MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Meninas criadas por duas mães celebram a data em família, no ES


Três meninas são criadas pelo casal Miriam e Neyde, em Vila Velha.
Duas delas são netas de Miriam, e a outra é filha de Neyde.

Leandro Nossa Do G1 ES

Após perder a mãe em um acidente de trânsito há cinco anos, Ana Beatriz, de 11 anos, não sabia que em tão pouco tempo seria agraciada com uma nova mãe, muito menos que teria a oportunidade de ter duas. É assim que ela vive junto com sua irmã Maria Eduarda, de 7. Elas são criadas pela avó Miriam Gusmão, 51 anos, e sua companheira, a taxista Neyde Moura, de 48 anos, no bairro Ibes, em Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo. Além das duas, uma adolescente de 15 anos também compõe a família formada por três filhas e 'duas mães'.
“Depois que minha mãe morreu, minha avó me disse que ela foi para um lugar melhor e isso me confortou. Ela faz tudo para mim, ela é muito especial, é tudo para mim, por isso chamo ela de avó-mãe”, conta Ana Batriz Gusmão.
A pequena Maria Eduarda, tem a avó como mãe mesmo. Como teve pouco contato com a mãe biológica, ela trata e presenteia Miriam como mãe. “Eu amo ela, e vou dar presente de dia das mães para ela, mas é surpresa”, disse. Ana Beatriz conta que o amor que tem por sua 'avó-mãe' já a fez preparar várias homenagens. “Uma vez eu dissse para ela que eu ia para casa de uma amiga e precisava levar um lanche, por isso pedi 10 reais para ela. Só que eu peguei o dinheiro, fui na floricultura e comprei flores do dia das mães pra ela”, conta.
Família reunida em Vila Velha (Foto: Ingrid Gonçalves / G1 ES)Ana Beatriz, Miriam, Maria Eduarda, Franciane e Neyde: Família reunida para o Dia das Mães (Foto: Ingrid Gonçalves / G1 ES)
E na casa do bairro Ibes os laços familiares vão além da ligação entre avó e netas. Juntas há mais de dez anos, Neyde e Miriam também criam a adolescente Franciane Kelly, de 15 anos, filha da taxista. Ao todo, elas formam a 'casa das cinco mulheres', e vivem como uma verdadeira família, sem os requisitos tradicionais que a sociedade impõe.
Miriam guarda fotos e cartinhas das filhas-netas (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Miriam guarda fotos e cartinhas das filhas-netas
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
“Nossa família vale por mais que muitas famílias de pai e mãe por aí. A nossa responsabilidade é em dobro, porque o preconceito existe. Nós pensamos que temos que fazer mais do que uma família tradicional. As meninas vão crescendo e vão entendendo melhor a situação e isso aumenta ainda mais a responsabilidade”, diz Neyde Moura.
Miriam conta que lidar com a responsabilidade de criar as netas e encarar a falta de aceitação dos familiares no início de seu relacionamento com Neyde foram grandes obstáculos. “No começo foi difícil, meus irmãos não aceitavam. Ainda bem que agora já até fazemos viagens juntos e estou muito feliz. Eu tenho uma família linda, somos cinco, vivemos em um ninho de amor. Temos nossas brigas de vez em quando, mas faz parte, todas famílias são assim. Eu me sinto como mãe para todas elas, cuido de todo mundo”, conta.
Dia das Mães
E o amor das meninas por quem as cria é tão grande, que Ana Beatriz fez uma carta de dia das mães para Miriam, e não esperou a data chegar para entregar o presente. “Você não é uma avó, mas sim uma mãe, uma mãe-avó, que todo mundo deseja. Você é uma pessoa muito especial para mim e para toda a minha família”, recitou a menina para Miriam. (Veja no vídeo ao lado).
E mesmo com presentes trocados, o Dia das Mães promete mais emoção para a família no domingo. "Vamos comemorar bastante, vamos celebrar todos em família, será maravilhoso, como sempre", disse Miriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário