MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Moradores de Cruz das Almas fazem protesto pedindo 'guerra de espadas'


Proibição foi determinada pelo Ministério Público Estadual em 2011.
Moradores da cidade pedem registro da 'festa' como Patrimônio Cultural.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Moradores de Cruz das Almas, a 146km de Salvador, foram às ruas protestar contra decisão do Ministério Público Estadual tomada ha quase um ano. Com a decisão, fabricar e soltar espadas de São João na cidade virou crime. Com a proximidade da festa, o que os moradores querem é que a guerra de espadas se torne Patrimônio Cultural na região.
A proibição foi determinada pelo órgão, em junho de 2011. O objetivo foi reduzir o número de vitimas de queimados com a fabricação e o uso das espadas. Segundo a Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, em 2010, quando não havia a proibição, 315 pessoas ficaram feridas durante os festejos juninos na cidade. No ano passado, este número caiu para 79.
A tradição é antiga, tem mais de 150 anos e é defendida pela maioria da população. "Se acabar com as espadas vai acabar com o São João de Cruz das Almas", diz um morador. "Tem que ter a guerra, um pouco disciplinada, mas tem que ter a guerra", justifica outra moradora.
Seu Raimundo Mendes é espadeiro há mais de sessenta anos. Ele admite que a atividade é perigosa, mas só se for praticada sem os cuidados necessários. "Tem que ter cuidado quando fabrica e ter cuidado para soltar. Olhar para onde vai soltar para ver a bichinha rabiar", conta.
A associação dos produtores de espadas defende a regularização da fabricação e queima de fogos e a preservação da atividade como Patrimônio Cultural da Região. O presidente da entidade disse que a proibição trouxe prejuízos econômicos para a cidade. "Nós hojes estamos tentando sensibilizar as autoridades para que possamos continuar com a nossa brincadeira, nossa queima de espadas, que é hoje o nosso maior Patrimônio Cultural", finaliza o presidente da entidade, Euricles Neto.
Mesmo proibida, guerra das espadas foi realizada em Cruz das Almas (BA), na noite desta quinta-feira (Foto: Lúcio Távora/Ag. A Tarde/Folhapress)Mesmo proibida, guerra das espadas foi realizada em Cruz das Almas (BA), em 2011. (Foto: Lúcio Távora/Ag. A Tarde/Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário