MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Morre bebê que esperava por transplante de medula em Fortaleza


Luíza Ramos, de nove meses, estava internada desde fevereiro.
Bebê precisava de transplante de medula óssea para sobreviver.

Do G1 CE

Depois de seis meses de luta contra uma leucemia, a bebê Luíza Ramos, de nove meses de vida, faleceu no sábado (11). A menina estava internada desde fevereiro no Centro Pediátrico do Câncer no Hospital Albert Sabin (Hias), em Fortaleza.
A bebê tinha leucemia mielóide aguda, passava por sessões de quimioterapia, mas precisava do transplante de medula ossea para sobreviver. Nenhum dos dois irmãos da pequena eram compatíveis para a doação. No início do mês, a família de Luíza tinha começado uma campanha para o cadastro de doadores de medula óssea nas redes sociais.
Doação de medula óssea
De acordo com o Centro de Hemotalogia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), 25% dos pacientes têm possibilidade de encontrar doador compatível entre os irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
De acordo com Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce, a chance de compatibilidade, atuamente, no Brasil é de 1 para 100.000. “Quantas mais pessoas cadastradas maior é a chance de compatibilidade. A doação é muito simples”, diz.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DSTs e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário