MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MP cobra do governo tratamento de câncer de adolescente


Solicitação foi feita pelo Ministério Público do Estado do Pará.
Jovem sofre de um tipo de câncer nas glândulas salivares.

Do G1 PA

A cirurgia de uma adolescente de 17 anos que sofre de câncer nas glândulas salivares terá que ser custeada pelo Estado do Pará e pelo município de Belém (PA), caso a solicitação do Ministério Público do Estado (MPE) seja aceita pela Justiça. De acordo com a ação civil pública proposta pela promotoria na última segunda-feira (7), além dos custos da cirurgia, a jovem ainda deve receber gratuitamente uma placa de reconstrução mandibular e uma prótese dentária. Enquanto aguarda a decisão judicial, a adolescente segue internada em um hospital da capital.
A promotora de justiça Suely Regina Aguiar Cruz, autora da ação, pede ainda que tanto o Estado quanto o Município realizem o cadastramento desta cirurgia junto ao Ministério da Saúde, e que forneçam, sem custos, as próteses para todos os pacientes que venham a apresentar casos parecidos.
De acordo com o MPE a adolescente iniciou um tratamento ortodôntico em Macapá (AP),  onde morava. O dentista responsável pelo tratamento chegou a identificar um pequeno tumor, mas como não havia nenhuma queixa da paciente, o aparelho foi colocado. Porém, os primeiros sintomas começaram a surgir pouco depois, e a jovem e a família vieram para Belém no ínicio deste ano. Logo no primeiro exame solicitado pelo especialista da capital, foi constatado que o tumor havia se desenvolvido bastante.
Após coletar uma amostra do tumor para um exame de biópsia, o local da intervenção passou a sangrar constantemente e a dor não cessava nem com o uso de anti-inflamatórios. "Depois de mais de três meses da realização do exame cirúrgico ela pouco se alimenta e, quando o faz, apenas ingere comida em estado pastoso, não conseguindo mastigar nada. Ela necessita de tratamento rápido, dada a gravidade do estágio em que se apresenta a doença, o comprometimento de suas funções de fala e mastigatória, além de quadro de baixa afetividade psicossocial que apresenta, já que é adolescente”, ressalta a promotora de justiça Suely Cruz.
Segundo as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (Sespa e Sesma, respectivamente), nenhuma notificação referente à este caso foi recebida pelos órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário