MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mulher vai ao médico após química em salão: 'Tenho medo que caia tudo'


Mulher fez relaxamento e apresentou queimaduras no couro cabeludo.
Caso ocorreu em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Adriana Justi Do G1 PR

 A auxiliar de produção Dirce da Silva teve que procurar um médico após sentir ardência no couro cabeludo depois de fazer um relaxamento em um salão de beleza de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
"O médico falou que tinha queimado toda a minha cabeça por causa da reação química do produto que a cabeleireira  tinha aplicado no meu cabelo. Ele acredita que ela tenha usado formol", contou Dirce. A Vigilância Sanitária informou que vai autuar o salão e que vai investigar o caso junto à polícia.
"Eu estou sofrendo muito. Tá doendo e ardendo bastante. Eu não consigo pentear o cabelo e tô com medo de pentear por causa da dor. E também tenho medo que caia tudo", acrescentou a vítima.

A cabeleira responsável pelo tratamento, que não quis ser identificada, disse em entrevista ao G1 que não usou produtos à base de formol. "Ela chegou no salão e perguntou o preço da escova progressiva. Eu respondi que era R$ 120 e ela resolveu fazer. Aí eu perguntei o que ela costumava passar no cabelo antes de realizar o procedimento. Ela  me contou que usava um produto a base de amônia para relaxar antes de fazer a progressiva. Como eu tinha um pouco do mesmo produto que ela tinha dito, resolvi usar. Mas sabia que não poderia encostar no couro cabeludo, e foi o que eu fiz".
A proprietária do salão, que também preferiu não se identificar, disse que todos os produtos usados no salão são comprados de fornecedores. "Não fazemos nada caseiro. E nos produtos químicos que eu compro não há nenhuma quantidade de formol. Depois que vimos a reação após o relaxamento, nem fizemos a progressiva. Acho que ela devia estar com alguma alergia e o produto químico deve ter piorado a situação".
"Antes de realizar qualquer tratamento, tem que saber da formação do profissional. Não é pegar qualquer salão e qualquer pessoa para fazer o procedimento porque ele vai aplicar substâncias que podem causar danos. Então, tem que se tomar algumas precauções quanto a isso", explica a dermatologista Christine Guimarães.
Uso proibido
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do formol para fins cosméticos só é permitido na função de conservante, em 0,2%, e como endurecedor de unhas, em 5%. A agência deixa claro que, para alisar as madeixas, o uso não é permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário