MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

No PR, estoque de soja está baixo e indústrias seguram a produção


Alto preço da soja tem estimulado a exportação do grão.
Produtores do oeste do estado vendem a saca por R$ 55 em média.

Do Globo Rural

Com os bons preços, boa parte da safra de soja já foi vendida pelos produtores paranaenses. A exportação também segue forte, já que o mercado paga muito bem pelo grão.
O problema é que a seca roubou parte da produção e os estoques têm ficado apertados. De olho em uma possível falta na entressafra, a Cooperativa de Cascavel está segurando a soja que tem armazenada. “A cooperativa está segurando seus estoques dentro das possibilidades de armazenagem, da capacidade de esmagamento e também da capacidade financeira”, explica Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.
Na cooperativa de Cafelândia, o racionamento do grão já começou. A Coopacol recebeu apenas 61% da soja que previa, devido à seca.
Os estoques nem parecem baixos, mas mesmo assim, a diretoria precisou tomar uma decisão: não vender mais nem soja, nem farelo. Todo o produto estocado nos silos só é suficiente para que a cooperativa mantenha-se até a próxima safra.
Outra medida da cooperativa foi parar, por pelo menos 15 dias, a indústria de óleo, inaugurada no início do ano, um investimento de R$ 80 milhões.
A fábrica operava com capacidade máxima, chegando a esmagar 1.800 toneladas de soja por dia. “Nós hoje estamos parando a indústria em vista do recebimento menor de soja por causa da seca", explica Valter Pitol, presidente da Coopacol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário