MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Nutricionista fala sobre importância e cuidados com a higiene na cozinha


Segundo Karin, a esponja é um grande centro de reserva de bactérias.
‘Limpeza da pia também é muito importante’, diz nutricionista.

Do G1 MG

Nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (12) sobre a importância e os cuidados com higiene na cozinha. “No dia a dia, as pessoas não reparam que pequenos detalhes podem ser muito importantes para evitar doenças e contágios de bactérias no nosso alimento”, alerta a nutricionista.

A primeira coisa a ser feita, ao começar o preparo de um alimento, é lavar bem as mãos. Retire todos os acessórios das mãos, como anéis e alianças, e coloque uma pequena quantidade de detergente neutro, pois, segundo Karin, o excesso de detergente também pode ser ruim para o nosso organismo. “Além de esfregar bem as mãos, deve-se enxaguar com abundância”, acrescenta Karin.

A esponja, acessório comum na cozinha, é, de acordo com a nutricionista, um dos maiores centros de reserva de bactérias. “Os resíduos de alimentos, junto com a umidade, podem aumentar a proliferação de bactérias, e transmitir isso para as mãos, para os alimentos e, até mesmo, para os recipientes”, fala Karin ao alertar que as esponjas devem ser trocadas a cada semana.

Os panos de cozinha, também muito comuns, devem ser colocados, após o uso, em uma bacia com água e água sanitária. Porém, a nutricionista acrescenta que o mais indicado é que se enxugue as mãos com papéis descartáveis, dessa forma, as bactérias não são transmitidas para os alimentos.

A limpeza da pia também é muito importante, segundo Karin. Após o término do preparo dos alimentos o certo é “lavar [a pia] com detergente neutro e com uma pequena quantidade de água sanitária”. Após isso, use um rodo para retirar o excesso de água.
Ao consumir alimentos enlatados, não deixe de lavar a tampa da embalagem. Após abri-la, coloque o alimento em um recipiente de vidro para guardá-lo na geladeira. Outro erro comum, segundo a nutricionista, é, após o preparo do alimento, deixá-lo esfriar para depois guardá-lo na geladeira; o correto seria guardar o alimento em um recipiente de vidro e colocá-lo aberto na geladeira. Tampe o alimento somente quando ele esfriar.

Outro ponto essencial é como guardar os alimentos. “É importante guardar esse alimentos sempre em recipientes de inox ou de vidro, porque os recipientes de plástico podem trazer substâncias tóxicas para o nosso organismo. Principalmente o Bisfenol A e os Fitalatos; que “são substâncias que trazem até risco de câncer”, alerta a nutricionista.

“Evite descongelar alimentos fora da geladeira (...), evite manusear os alimentos diretamente na pia (...) e evite também usas aquelas lixeiras que costumam ficar em cima da pia”, fala Karin Honorato, que avisa que estes hábitos podem causar a contaminação entre as mãos e o alimento.

Por fim, a nutricionista acrescenta que as contaminações podem ser prejudiciais para qualquer pessoa e, principalmente, quando a casa tem crianças ou idosos, pois nesse caso a saúde é mais sensível e o risco de contaminação é ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário