MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ONG Greenpeace realiza protesto em navio, na Baía de São Marcos


Ativistas invadiram o Clipper Hope para impedir carregamento de ferro-gusa.
Objetivo era alertar contra a cadeia de produção do metal.

Lenno Edroaldo Do G1 MA

Representantes da Organização Não Governamental Greenpeace realizaram um protesto, nesta segunda-feira, em São Luís, contra o desmatamento, invasão de terras indígenas e trabalho escravo. Eles subiram a bordo do navio cargueiro bahamense Clipper Hope, que realiza manobras na baía de São Marcos, para receber um carregamento de 30 mil toneladas de ferro-gusa.
Para chegar até o cargueiro, os integrantes da organização utilizaram o navio Rainbow Warrior, ancorado desde o último domingo na Baía de São Marcos.
Os ativistas escalaram e bloquearam a âncora de um navio que estava prestes para receber o carregamento que seria levado para os Estados Unidos. Eles carregavam uma bandeira onde estava escrito “Dilma, desliga a motosserra”, em clara alusão à campanha para que a presidenta Dila Rousseff vete as alterações no Código Florestal, recentemente aprovadas no Congresso Nacional e contra a cadeia de produção do ferro-gusa.
Segundo o site oficial da Ong, o protesto, no mar em frente à capital maranhense, levanta questões embaraçosas sobre o comprometimento da presidente Dilma Rousseff e seu governo quanto à proteção ambiental às vésperas da Rio+20, a cúpula da ONU sobre clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável que começa oficialmente, no dia 20 de junho, no Rio de Janeiro.
O Greenpeace, também, informa em seu site que siderúrgicas como Viena – dona da carga do navio – e Sidepar negociam com carvoarias repletas de irregularidades no Maranhão e no Pará. A lista inclui a extração ilegal de madeira e o uso de trabalho análogo ao escravo, de acordo com relatório “Carvoaria Amazônia”, divulgado hoje pelo próprio Greenpeace.
Ainda segundo o documento da organização, apesar de a investigação ser um pequeno recorte da cadeia de produção, tanto Viena quanto a Sidepar exportam quase 80% do ferro-gusa que produzem na Amazônia para os EUA, onde vira aço usado por montadoras de veículos americanas.
Procurado pelo G1, o capitão de mar e guerra Jair dos Santos Oliveira disse já ter encaminhado uma equipe de técnicos para avaliar a situação e que até o final do dia emitiria uma nota oficial sobre o caso. “Somente então poderemos nos pronunciar oficialmente”, explicou.
Navio foi invadido por ativistas do Greenpeace (Foto: Greenpeace)Navio foi invadido por ativistas do Greenpeace no início da tarde (Foto: Greenpeace)

Nenhum comentário:

Postar um comentário