MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Paraná registra menor área plantada com trigo dos últimos 37 anos


Preço pago pelo cereal desanima produtores.
Eles estão migrando para outras culturas.

Do Globo Rural

Os campos de trigo que dominavam o cenário no inverno, hoje perderam espaço para o milho, que avança a cada safra.
O agricultor Adriano Vivian pela primeira vez não vai colher nenhum grão de trigo este ano. O produto foi vencido pela chance de melhores ganhos com outras culturas, como o milho.
A redução na produção de trigo do Paraná é alarmante. De acordo com a Secretaria da Agricultura, esta é a menor área dos últimos 37 anos, com 785 mil hectares, queda de 25% em relação ao ano passado. O oeste do estado tem a maior redução: chega a 70% na região de Toledo.
Uma propriedade é um exemplo claro do que tem acontecido no Paraná. Cinco anos atrás, uma enorme área estava coberta com o trigo. Hoje, ele divide espaço com o milho e com o feijão.
A cada ano, o agricultor Paulo Orso reduz a área, o investimento e a expectativa com o produto que considerava a principal cultura do inverno.
"O melhor que pode acontecer, na melhor das hipóteses, é empatar com o custo de produção. Minha teimosia é porque olho para outros fatores, como a conservação do solo, a manutenção dos terraços, a preservação ambiental e a sustentabilidade com a rotação de cultura", explica Orso.
Em todo o Brasil, a redução da área com trigo, segundo a CONAB, é de 9%. A produção, nesta safra, deve ser 13% menor na comparação com o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário