MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Paraná tem a maior geração de empregos do país na indústria


Em março, número de empregados aumentou 3,2%; no país houve redução.
Folha de pagamento registrou expansão de 13,4% no estado.

Bibiana Dionísio Do G1 PR
Em todo o Paraná são mais de 15 mil vagas (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)Setores de alimentos e bebidas ajudaram a
impulsionar contratações no Paraná
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
O Paraná foi o estado que mais apresentou crescimento na geração de empregos no setor industrial do país, em março deste ano. O número de vagas de trabalho no ramo cresceu 3,2% quando comparado ao mesmo mês de 2011. Ao se analisar o desempenho do parque industrial paranaense nos 90 primeiros dias do ano, o acumulado é de 4%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (11).

Os resultados no estado são melhores do que os verificados nas demais nove regiões pesquisadas. A média de geração de emprego no país foi de queda de 1,2% e de 0,4% quando comparada a fevereiro deste ano.

Conforme aponta o levantamento, na indústria paranaense, as maiores influências positivas vieram dos setores de alimentos e bebidas (8,8%) e de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (37,4%).

A notícia também é positiva no aspecto remuneração. Segundo o IBGE, em todo o país a folha de pagamento na indústria expandiu 4,2%, com resultado positivo em todas as regiões pesquisadas, contudo, no Paraná a variação foi de 13,4%.
O setor da indústria extrativa foi protagonista neste desempenho, uma vez que, com o pagamento de Participações nos Lucros e Resultados (PLR), contribuiu com 44,4% no aumento do montante pago. Em menor escala, aparece o setor de minerais e metálicos, com crescimento de 27,7%.

Na quinta-feira (10), O IBGE divulgou dados da produção industrial do país. No Paraná, a produção aumentou 9,8% quando comparada a fevereiro e 15% ao se analisar os números de março de 2011. A média nacional foi de recuo de 0,5%. O dado representa uma recuperação, já que nos últimos dois meses o estado havia apresentado queda na produção industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário