MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Pecuaristas estão preocupados com a concentração dos frigoríficos em MT


Pequenas empresas não conseguem crédito do BNDS.
Grande empresas compram as menores, gerando concetração.

Vívian Lessa Do G1 MT

A pergunta que não quer calar entre os pecuaristas de Mato Grosso e Mato Grosso de Sul é, porque as pequenas empresas do setor não conseguem recursos do governo para a financiar a produção? Outra indagação tem haver com o futuro da pecuária em meio a dominação de grandes empresas frigoríficas.
O crédito oficial relaciona as duas preocupações. Os produtores reclamam que o dinheiro público disponibilizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS) está concentrado nas grandes indústrias e que os pequenos não tiveram e não têm chances de se reerguer financeiramente.
No país, oito frigoríficos respondem por 29,4% no total de abates de animais. Em Mato Grosso do Sul três frigoríficos respondem dos 70% dos abates. A situação não é diferente em Mato Grosso, onde somente um frigorífico é responsável por 50% da capacidade de abate do estado - em algumas regiões reina absoluto. Os dois estados se destacam como os maiores produtores de gado no Brasil.
"Estamos em busca de explicação para saber por que alguns grupos foram abençoados com recursos públicos vindos do BNDES e outros não?", pergunta o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. Segundo ele, o resultado da falta de crédito para os pequenos é o fechamento. "As grandes empresas, que foram abençoadas pelo BNDES, acabam comprando o pequeno gerando a concentração no setor".
Para os pecuaristas a concentração indica pouca oferta de compradores do rebanho, o que pode refletir no preço da arroba. O presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia, ressalta que é preciso agir para evitar que a situação continue prejudicando o setor. "Temos que nos posicionar em relação a este entrave que vem sendo desenhado pela concentração da indústria frigorífica".
Reunião - A concentração das indústria frigoríficas e falta de crédito para os pequenos produtores serão temas discutidos no dia 14 de maio, no Tatersal de Elite 1 da Acrissul, em Campo Grande (MS), às 19h30, no evento Debate Pecuária X Concentração de frigoríficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário