MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Pedidos de seguro agrícola no Norte do RS crescem 76% em relação a 2009


Notas fiscais dos insumos são requisito para a obtenção do benefício.
Governo deve liberar verba para agricultores no RS a partir de agosto.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

O número de pedidos de benefício do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) no Norte do Rio Grande do Sul aumentou 76% em relação ao período de seca de 2009. Até o momento, a Emater da região do Alto Uruguai já elaborou 5,3 mil solicitações de seguro. De acordo com a entidade, os recursos do programa serão liberados a partir de agosto.
Para receber os fundos, é necessário que o produtor cumpra alguns requisitos. Primeiro, funcionários da Emater medem a lavoura e fazem a projeção da safra. Os dados coletados são enviados para a análise dos bancos. De acordo, com o engenheiro agrônomo Claudio Roberto Kohaann, outros detalhes devem ser observados, como o zoneamento agrícola: “Cada cultura tem uma época correta para ser plantada”. Além disso, salienta que o agricultor deve ter cuidado de guardar as notas fiscais. “Ele só vai garantir cobertura no momento em que ele tiver as notas fiscais dos insumos financiados”, completa.
O agricultor João Meneghetti perdeu mais de 70% da lavoura de milho de seis hectares devido à seca prolongada, que atinge a região desde novembro do ano passado. “Para os animais nós temos, mas vender o que sobrou não vai dar”, lamenta. Para pagar o financiamento de R$ 7 mil, Meneghetti encaminhou um pedido do Proagro. Nesta safra, a seca atingiu o milho no começo do plantio. Com isso, na maior parte das espigas não houve a formação completa dos grãos.
Na propriedade dos Snichelotto, serão colhidas apenas 18 sacas de milho por hectare. Com isso, a família se viu obrigada a pedir o seguro. “Se pagar o finaciamento seria bom, né? Se não cobrir, ficamos com a dívida”, constata o produtor Itamar Snichelotto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário