MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

População reclama que faltam médicos em postos de Curitiba


Na noite de segunda (30), não havia clínico geral na unidade do Pinheiro.
Secretaria de Saúde disse que médicos serão remanejados.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba

Os pacientes que buscaram atendimento no Centro de Emergências Médicas do bairro Pinheirinho, em Curitiba, na noite de segunda-feira (30) tiveram que voltar para casa sem consulta. Não havia nenhum clínico geral para atender a população no posto de saúde que é 24 horas.


“O que a gente está orientando: é esperar um pouco pra ver se chega alguém, porque a gente não sabe se vem”, disse a atendente do posto.

Segundo uma paciente que aguardava no local, a situação era desesperadoa. “Há um desespero. (...) A gente está ruim, não consegue trabalhar, no hospital não tem médico... é bem complicado”, relatou.

Por volta das 19h, apenas um médico pediatra atendia na unidade. Os pacientes com problemas mais graves que precisam com urgência de consulta médica, tiveram que ir embora sem atendimento.

“A gente vem aqui pra salvar a vida, não pra ver a vida de um ente, de alguém da família morrer por falta de atendimento médico. Acho que o governo está deixando muito a Deus dará as unidades 24 horas. A saúde pública está precária”, disse uma mulher que aguardava indignada no posto.

Na manhã desta terça-feira (1º), a reportagem do ParanáTV, da RPC TV, voltou a unidade do Pinheirinho e verificou que quatro médicos, incluindo dois pediatras, atendiam a população. No Centro de Urgências Médicas do Boa Vista, havia médicos e pouco movimento. Mas dentro do posto, os leitos estavam lotados e pacientes aguardavam por transferência para outros hospitais. Na unidade do Cajuru, o movimento era calmo.

Sobre a falta de profissionais nos postos 24 horas, o coordenador da Secretaria de Saúde de Curitiba, Luís Girardello, disse que o número mínimo de médicos atendendo no feriado é seis, de acordo com uma determinação do Ministério da Saúde. “Nós estamos com uma falta no Pinheirinho, então são cinco. Agora estamos com 12 médicos no Sítio Cercado, então estamos tentando remanejar médicos do Sítio Cercado para o Pinheirinho”, comentou.

Segundo Girardello, na noite de segunda-feira (30), dois médicos faltaram ao trabalho no posto do Pinheirinho e outros três atendiam aos pacientes. Contudo, não foi isso que a atendente confirmou à reportagem do ParanáTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário