MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Praga do PR causa estragos nas lavouras de morango do Sul de MG


Produtores de Tocos do Mogi tiveram até 27% da plantação comprometida.
Lagarta vive no solo e por isso é difícil de ser combatida.

Do G1 Sul de Minas

Produtores rurais têm tido dor de cabeça com uma nova praga que tem atacado as lavouras de morango em Tocos do Mogi (MG). De acordo com pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a praga pode ter vindo do Paraná, local onde foi vista pela primeira vez.
Os agrônomos da Emater de Pouso Alegre (MG) descobriram que as raízes das plantas estavam sendo atacadas por uma lagarta que fica no solo e por isso se torna difícil de ser percebida. Os sintomas apresentados até agora pelas plantas são da broca da coroa do mediterrâneo. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Luis Fernando Faria, essa lagarta é oriunda de uma espécie de mariposa.
“A mariposa coloca os ovos que se tornam lagartas. Após um período a lagarta se encasula e posteriormente se transforma nessa mariposa que possui hábitos noturnos”, afirma.

Em Tocos do Mogi são 98 hectares de área plantada com morango. Para esta safra, a estimativa de colheita é de 4.410 toneladas, mas algumas propriedades tiveram até 27% da plantação comprometida. Segundo o pesquisador da Epamig Júlio César de Souza, estudos estão sendo feitos para descobrir como a praga chegou até o Sul de Minas e também como combatê-la.
“Estamos fazendo estudos para definir qual inseticida deve ser usado contra esta praga. Deve ser um produto muito tóxico para a lagarta e pouco nocivo ao homem”, explica o pesquisador.
Os pesquisadores já colheram amostras dos ovos, da lagarta e da mariposa. O próximo passo é a identificação científica do inseto.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta matéria heim!
    Gostei parabens.
    PY2-255SWL
    Visite: http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir