MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Preço baixo do trigo e incerteza do clima desestimulam os produtores


Agricultores do Paraná estão iniciando o plantio do trigo.
Área, este ano, deve ser menor que a da safra passada.

Do Globo Rural

O agricultor Laurindo Tasca considera-se um teimoso: enquanto os vizinhos estão deixando de investir no trigo, ele continua mantendo a área de sempre. As sementes já germinaram em 70 hectares e agora ele finaliza o plantio nos outros 80 que vai cultivar.
O trigo deve ocupar menos espaço no Paraná. Na região oeste, a área deve cair pela metade. A lavoura que costumava ser a estrela do inverno acabou se tornando a última opção do agricultor.
Os riscos de geadas que maltratam as plantações e a forte concorrência com o trigo importado da Argentina e do Paraguai estão derrubando o ânimo dos produtores.
Esta é a terceira safra consecutiva que o Paraná reduz a área de plantio. Os números não devem passar dos 786 mil hectares, contra mais de 1 milhão de hectares no ano passado.
Geraldo Mauri costumava cultivar trigo em toda a fazenda, um total de 250 hectares. Este ano, ele está plantando em menos da metade, vai dividir a área com o milho e a aveia.
A estimativa da CONAB é que a produção de trigo no Brasil chegue a 5 milhões de toneladas, queda de 13% em relação a safra passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário