MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de maio de 2012

Procon autua quatro operadoras de telefonia móvel em João Pessoa


Órgão alega má prestação de serviço aos usuários da Oi, Tim, Vivo e Claro.
Empresas informaram que ainda não foram notificadas sobre autuações.

Do G1 PB

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) autuou quatro empresas de telefonia móvel que atuam na capital paraibana por má prestação de serviço aos usuários. De acordo com o coordenador geral Emerson de Almeida Fernandes, o órgão não aceitou a defesa da operadora Oi para as falhas e congestionamentos nas ligações durante a campanha promocional “Fale ilimitado”. No caso da Claro, Tim e Vivo,  o Procon alega propaganda enganosa na venda de planos que prometiam ligações “ilimitadas”. As empresas têm dez dias para apresentar defesa e, depois do prazo, o órgão pode definir o valor da multa até R$ 6 milhões.
Segundo Emerson Fernandes, a Oi foi notificada após uma pane ocorrida no dia 4 de maio. Ele acredita que não há como excluir a responsabilidade da empresa quanto aos constantes congestionamentos. Segundo ele, os problemas foram provocados porque a operadora não suportou a demanda criada por ela mesma com a promoção.

“A empresa justificou o problema informando que houve uma sobrecarga antes do Dia das Mães pelo alto número de ligações e recargas nos telefones pré-pagos. Mas isso faz parte de sua atividade, não foram falhas causadas por causas externas. A empresa tem que se responsabilizar e tomar as devidas precauções pelos riscos que são inerentes ao seu empreendimento”, explicou.
Já a Claro, a Tim e a Vivo foram notificadas por suspeita de propaganda enganosa na venda de planos de ligações ilimitadas. Conforme o Procon-JP, em cláusulas do contrato foi detectado que há limite de tempo nos telefonemas. Entre as regras, uma diz que o consumidor não pode realizar mais de 60% das chamadas sem se movimentar, sob pena de ter o plano cancelado.
Em resposta à reportagem, a Tim e a Oi informaram que ainda não foram notificadas pelo Procon. Segundo a assessoria de imprensa da Vivo, a empresa só poderá se posicionar quando tomar conhecimento do conteúdo da autuação. Já a Claro disse que continua invesntimento na qualidade dos serviços e na expansão da rede no estado para resolver os problemas apontados pelos consumidores.

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