MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Produção de juçara vira oportunidade de desenvolvimento em Arari, MA


Cultura da variedade BRS-Pará vem trazendo bons resultados.
Projeto de plantio de mudas precoces foi estudado por 22 anos.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Produção de juçara vira oportunidae de desenvolvimento em Arari, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)Variedade precoce de juçara é cultivada em Arari, MA
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
A introdução da cultura de mudas precoces de juçara na microregião da baixada maranhense criou uma nova alternativa de produção rural. A cadeia produtiva da espécie pode proporcionar o desenvolvimento socio econômico regional.

Há dois anos, uma fazenda na cidade Arari, localizada na baixada maranhense, apostou no cultivo de mudas e, hoje, produz mudas precoces de juçara para todo o estado.

São mais de 18 mil pés em uma área de 40 hectares, todas de juçara precoce da variedade BRS-Pará, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Belém. A variedade é resultado de 22 anos de pesquisas e muitos experimentos.

Até pouco tempo, a fazenda hoje utilizada para plantar açaí era utilizada para a criação de gado e cavalos. "No início nós plantamos 20 hectares, mas o motor que tinhamos na fazenda não tinha a capacidade de irrigar toda essa área, então irrigamos apenas 5 hectares, que hoje já estão rendendo produções. Depois deste resultado, foi feito um projeto de produção e pudemos plantar e irrigar todos os 40 hectares", contou seu Bartolomeu, admnistrador da propriedade.

Ao contrário da juçareira nativa, que se desenvolve melhor em áreas de varzeas, a variedade BRS-Pará cresce terra firme, um meio termo entre o ambiente úmido e o seco. Para garantir um melhor desenvolvimento os produtores precisaram investir em um bom sistema de irrigação eficiente. No local, foi feita uma barragem para represar a água durante o período chuvoso, possibilitando, assim, a irrigação no período de estiagem.

Sendo uma variedade precoce, as primeiras unidades da juçara BRS-Pará, em Arari, começaram a produzir em 2011, após, somente, 2 anos e meio do início do plantio. Foram colhidas 3 toneladas em 5 hectares, quantidade ainda pequena para a capacidade de produção da variedade, mas após constantes ajustes no projeto de plantio,a estimativa deste ano é de que sejam colhidas 5 toneladas por hectare. Já a médio prazo, as expectativas são ainda melhores: em 2013 se espera que a variedade possa ser colhida durante todo o ano. Já de olho no mercado, a fazenda comercializou, nos últimos 6 meses,mais de 40 mil mudas.

A colheita da variedade de juçara cultuvada em Arari deve começar em junho e a expectativa é de que este projeto sirva de estímulo para outros produtores da região de Arari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário