MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Projeto preserva peixe-boi no litoral maranhense


Trabalho é realizado em Humberto de Campos, no litoral leste maranhense.
O peixe-boi é fundamental para a preservação do equilíbrio ambiental.

TV Mirante

O peixe-boi é uma das espécies marinhas mais ameaçadas de extinção. De acordo com pesquisadores, existem hoje aproximadamente 500 peixes-bois ao longo do litoral brasileiro, entre os estados de Alagoas, no Nordeste, e no Amapá, na região Norte do país.A boa notícia é que a maior população do mamífero aquático se encontra no litoral maranhense.
A partir desses dados, os repórteres Regina Souza e Ubiratan Chagas foram conhecer de perto o Projeto Peixe-Boi, coordenado pelo Centro de mamíferos Aquáticos do Maranhão. A equipe do Repórter Mirante seguiu viagem pelo rio Maparí, em Humberto de Campos, no litoral leste maranhense. Também foi acompanhado o trabalho dos monitores do projeto e de pessoas das comunidades ribeirinhas envolvidas diretamente na preservação da espécie.
Além de mapear o aparecimento dos animais, o projeto realiza palestras entre as comunidades.Um trabalho que exige paciência e conscientização de todos, já que o peixe-boi é fundamental na preservação do equilíbrio ambiental na região. No Maranhão, o mesmo trabalho é realizado ainda em dois outros observatórios localizados na Baía de São Marcos, em Alcântara e na Baía de São José, em Guarapiranga.
Os peixes-boi são animais herbívoros que gostam de algas, capins e folhas. Um animal adulto pesa aproximadamente 700 quilos e pode medir até 4,5 metros de comprimento.No programa, você pode acompanhar todo o trabalho de preservação da espécie e, ainda, o encontro da equipe com o maior mamífero aquático nas águas do rio Maparí, em Humberto de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário