MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Propagandas de carros com juro zero podem induzir consumidor ao erro


Comprador de loja em São Carlos paga R$ 900 a mais do que carro à vista.
Economista explicou diferença entre juro zero nominal e juro efetivo.

Do G1 São Carlos e Região

As propagandas de carros com zero de juros, feitas por muitas concessionárias, pode induzir o consumidor ao erro, segundo especialistas. Isso porque algumas condições geralmente não são destacadas pelos anúncios, como entrada alta, parcelamento mais curto e taxas embutidas.
Para não se sentir enganado, o consumidor deve conferir sempre se o juro é realmente zero ou se só é zero do lado esquerdo, ou seja, ele pode estar acompanhado de outros números que não costumam ganhar muito destaque, mas que fazem diferença. Por exemplo, uma dívida de R$ 10 mil pode virar R$ 11,1 mil em um ano, se a taxa for de 0,9%.
Caminhonete com promoção de juro zero.  (Foto: Reprodução/EPTV)Caminhonete com promoção de juro zero.
(Foto: Reprodução/EPTV)
Uma concessionária de São Carlos (SP) tem uma promoção para uma caminhonete com juro zero, parcelas em 18 meses, mediante entrada de 40%. No fim das contas, o consumidor desembolsa quase R$ 900 a mais do que se pagasse tudo à vista.
A gerente da concessionária, Adriana Zamora, explicou que o juro é zero, mas as taxas não. “Toda operação financeira incide o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), então há só essa diferença, mas o juro é zero”, disse.
Juro zero x efetivo
A economista Paula Velho disse que existe o juro zero nominal e o efetivo. Por isso, antes de fechar negócio, é preciso saber a diferença entre eles. “A taxa nominal é aquilo que a concessionária está anunciando e a taxa efetiva é aquela que incorpora o custo do contrato, os custos bancários que por ventura possam a ter”.
Direito do consumidor
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informou que as empresas não podem esconder o custo efetivo total da compra. Se isso acontecer, é preciso fazer a denúncia nos órgãos de defesa do consumidor.
Procon informou que as empresas não podem esconder o custo efetivo total da compra. (Foto: Reprodução/EPTV)Procon informou que empresas não podem esconder custo efetivo total da compra. (Foto: Reprodução/EPTV)

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