São mais de 170 franquias espalhadas pelo Brasil.
Modalidades são loja, quiosque, home office e corporativo.
Há várias modalidades de negócio: loja, quiosque, home office e corporativo. Só existe uma franquia master em cada estado para cuidar da comercialização. Por exemplo, a franquia paulista fica em Campinas, interior do estado.
Giuliano Wassal é responsável pela expansão da franquia no estado de São Paulo. Em apenas um ano e meio, ele vendeu cerca de 20 unidades que estão espalhadas na capital e no interior paulista. Esse número que é um reflexo do bom momento vivido pelo turismo no país.
A loja de Wassal, franqueado master, tem 50 metros quadrados.
O mercado brasileiro de turismo movimentou R$ 150 bilhões em 2011. Este ano deve crescer 8%, segundo pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo. “Nós vislumbramos a possibilidade de crescimento no estado de São Paulo, principalmente, que é um Estado com grande demanda no mercado de turismo”, disse.
A rede oferece suporte necessário para o franqueado. Isso facilita o trabalho para os investidores de primeira viagem, com treinamento em gestão. Para ser um franqueado, o investimento inicial é de R$ 4 mil, na modalidade home office. Mas, para abrir uma loja, o custo médio é de R$ 30 mil, mais o capital de giro.
Por mês, o franqueado paga taxas de royalties e de propaganda conforme o tipo de franquia escolhida. “A franquia tem também algumas ações de marketing, que são ampliadas e disponíveis para franqueados. Então, tem ações de SMS marketing, tem ações de e-mail marketing, tem promoção que ocorre e envolve todos os franqueados em todo o país”, diz.
Roseleine Sapia, há um ano, investiu na franquia de turismo e abriu uma agência virtual.
Transformou o passeio em negócio. Trabalhar em casa foi a solução que a ela encontrou para investir numa atividade secundária. Ela é advogada, e encontrou na franquia home office um jeito de complementar a renda. No escritório do apartamento estão as ferramentas básicas de trabalho, computador, telefone e revistas de turismo.
A franqueada investiu R$ 4 mil na licença da marca e começou a trabalhar em casa. “Você não tem o trânsito, você não tem o stress, você não está sujeita a violência, que é tremenda. Agora tem outro ponto que tem que ser muito disciplinado, coisa que eu sou”, diz Roseleine.
Hoje, ela atende cerca de dez clientes por mês e fatura, em média, R$ 4 mil. Agora, ela quer ampliar o negócio. “Já fiz uns 7, 8 roteiros de lua de mel. É super bacana. E daqui o próximo passo é passar da franquia home office para a categoria escritório.”
E os empresários Marcelo Faé e Felipe Dimario também investiram na franquia, em Americana, interior de São Paulo. “Com a proximidade da Copa e das Olimpíadas, nós percebemos que seria uma boa oportunidade começar um negócio próprio”, afirma Dimario.
A loja tem 43 metros quadrados. Aqui, os sócios atendem a 50 clientes por mês. E o faturamento bruto chega a R$ 10 mil. “A procura tem sido muito grande. O pessoal procura se planejar muito antes, mesmo para as férias de julho a procura tem sido grande”, diz Faé.
Luciana Rocha é cliente da agência. E ela já recebe os roteiros prontos, antes de viajar para o exterior. “Ajuda bastante. A possibilidade de contar com um guia de turismo e eu acho que isso ajuda muito”, relata.
Com o grande potencial de negócio, a franquia não para de crescer. “O nosso plano de expansão é chegar até 2012 com 70 lojas inauguradas, em operação. Nós já estamos muito próximos disso. Nesse momento, as forças da franquia se voltam para o atendimento ao franqueado, para melhorar esse relacionamento com o franqueado e na inovação de produtos e tecnologia”, diz Wassal.
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