MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Renda da safra de grãos movimenta o comércio local em MT


Mato Grosso é o estado que vai tirar melhor proveito dos preços da soja.
Lá não houve quebra de safra por causa da seca, como ocorreu no Sul.

Do Globo Rural

Na propriedade de Ildo Romancini, que fica em Lucas do Rio Verde, norte de Mato Grosso, 500 hectares de soja foram plantados e a média de produção foi de 62 sacas por hectare. As últimas sacas foram vendidas por R$ 51, quase 50% a mais do que ele conseguiu na safra de 2011.
O agricultor conta que já investiu parte do dinheiro que ganhou com a safra. “Comprei máquina nova com o próprio dinheiro da produção, resolvi aplicar aqui mesmo na propriedade”.
Em uma revenda de maquinários agrícolas, as vendas aumentaram aproximadamente 30% nos últimos seis meses em relação ao mesmo período do ano passado.
Os bons resultados no campo refletem também na cidade. Quem também ganha com os investimentos do agronegócio é o comércio local.
Pelos dados da CONAB, a safra de soja colhida em Mato Grosso, foi 6% maior que a do ano passado.
Atraído pelo bom momento do agronegócio, o empresário Carlos Alberto, que têm oito lojas de eletrodomésticos no Paraná, há seis meses deciciu abrir uma filial em Lucas do Rio Verde e já pensa em abrir novas lojas na região.
O presidente da Associação Comercial de Lucas do Rio Verde, Vilson Kirst, confirma o aumento nas vendas, provocado pelos bons preços da soja. "A agricultura consome muitos produtos do comércio, tanto em oficinas mecânicas, quanto nos supermercados. A movimentação do comércio vai desde o início da safra até o período pós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário