MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Santa Casa realiza cirurgia pediátrica inédita na Região Norte do Brasil


Menina de 5 anos sofria com hemorragia antes da intervenção cirúrgica.
Médicos afirmam que o problema é comum na Região Amazônica.

Do G1 PA

A Fundação Santa Casa divulgou nesta terça-feira (22) a primeira intervenção cirúrgica de hipertensão portal pediátrica do norte do país. O procedimento foi realizado na última semana pelo especialista Maurício Iasi.
A cirurgia inédita na Região Norte foi feita na pequena E.L.B, de 5 anos, e representa o começo de uma nova etapa no trabalho realizado pelo projeto "Amazônia Transplante". A finalidade é desenvolver de maneira descentralizada um programa de transplante renal em várias regiões do Pará, como Redenção, no sudeste do estado, e Santarém, oeste do Pará.
A hipertensão portal provoca frequentemente um aumento do volume do baço, órgão da região abdominal. Certa quantidade de líquido pode sair do fígado e acumular-se na cavidade do abdômen, ocasionando assim a sua distensão, um processo denominado ascite. As veias varicosas situadas no extremo inferior do esôfago e no estômago sangram facilmente e algumas vezes de forma massiva.
Segundo o cirurgião Maurísio Iasi, existem muitas crianças com este problema na região amazônica. Por isso, é fundamental que o diagnóstico desse problema seja feito o quanto antes, pois é a causa mais frequente de sangramento digestivo em criança.
O cirurgião pediátrico e de transplantes de órgãos abdominais fala que, ao realizar a intervenção cirurgia na criança, estancou uma hemorragia grave que poderia levá-la à morte. “o procedimento foi feito na veia porta que estava entupida e por consequência disso causava vários sangramentos”, explica o médico.
A mãe da pequena E.L.B, Alessandra Lima, diz que a filha ganhou uma nova vida após a cirurgia, realizada por Maurício junto a uma equipe médica da Santa Casa. Alessandra, moradora do município de Uruará, na região da Transamazônica, disse que a filha tinha varizes no esôfago e, como consequência, sofria com uma hemorragia que a fazia ficar anêmica.
E.L.B. foi internada na Santa Casa no início deste mês, onde tem acompanhamento desde o início do ano. Ela recebeu alta do hospital no último fim de semana, mas a evolução do estado de saúde da paciente será monitorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário